A pandemia fez surgir um novo segmento para ser explorado pelas operadoras de telecomunicações, o “consumidor-empresa”: gente que passou a trabalhar em casa mas que precisa acessar sistemas corporativos e, por conta disso, requer uma conectividade de alta velocidade, estável e segura. Isso vai gerar uma demanda por conexões extras de banda larga nas residências dessas pessoas, que sejam dedicadas para o trabalho, de forma a não competir por banda com o restante da família. É o que prevê o CMO da Amdocs, Gil Rosen, que está em visita ao Brasil nesta semana.  

“Já fui executivo de uma operadora de telecom. Antigamente, para cada casa havia uma única conexão à Internet. Esse paradigma mudou. Em vez de substituir a banda larga do concorrente, as operadoras vão oferecer uma segunda conexão. Cada casa poderá ter duas bandas largas. Na prática, o mercado potencial para banda larga residencial dobra”, disse o executivo, em reunião com a imprensa nesta quinta-feira, 11, em São Paulo.

Rosen acredita que essa segunda conexão em casa pode ser provida por 5G, mas isso depende da faixa de espectro utilizada na rede, pois quanto mais alta a frequência, menor a penetração indoor. Ele acha possível também que uma mesma residência possa ter mais de um serviço de fibra. E a operadora que já tiver o cliente pode oferecer a criação de conexões virtuais extras, sobre a mesma rede, mas com tratamento de dados separado. Ele cita Vodafone e Airtel como operadoras que já estão explorando esse mercado de segunda conexão em casa.

Pesquisa

Corroborando com sua previsão, Rosen apresentou dados de uma pesquisa global realizada pela Amdocs com 3 mil consumidores de 10 países, incluindo o Brasil. 50% dos entrevistados estão preocupados com a estabilidade de sua conexão doméstica para trabalharem de casa. E 45% estão preocupados com a segurança de seu acesso residencial para essa mesma finalidade. Além disso, 36% pretendem continuar trabalhando em casa depois que a pandemia passar. E 33% desejam uma conexão dedicada para trabalharem de casa.

*O jornalista viajou a convite da Amdocs