Neste Natal, entre todos os tablets disponíveis no mercado, o consumidor brasileiro, ou pelo menos aquele que usa Twitter, prefere o iPad da Apple. Um monitoramento feito em novembro no Twitter pela Miti Inteligência encontrou 23 mil mensagens relacionando o iPad ao Natal. Segundo a empresa de análise, 74% das mensagens eram de pessoas que desejam ganhar o produto de presente e outras 26% eram de consumidores afirmando que vão comprá-lo. A título de comparação, o tablet Galaxy Tab, da Samsung, foi mencionado em apenas 4 mil mensagens no mesmo período de monitoramento, das quais 69% eram de desejo e 31% de afirmação de aquisição para o Natal.

Análise

A preferência do brasileiro pelo tablet pela Apple identificada pela pesquisa da Miti Inteligência não causa espanto e pode ser verificada facilmente em conversas com amigos e navegando por fóruns de discussão na Internet. Mas um ponto a ser ressaltado é a distinção entre desejo e compra efetiva. Muita gente deseja o iPad, mas pode acabar comprando outro tablet por duas razões: disponibilidade em estoque e preço. Dificilmente a Apple atenderá a todo o apetite do consumidor brasileiro por iPads este ano, tal como já não consegue fazer em relação ao iPhone. Além disso, o produto da Apple é bem mais caro que opções Android de fabricantes chineses, por exemplo. O IDC prevê que 450 mil tablets serão vendidos no País este ano, contra 100 mil registrados no ano passado. A Apple deve abocanhar boa parte desse volume, mas é certo que haverá sobras para os concorrentes: os mais high end, como o Xoom, da Motorola, e o Galaxy Tab, da Samsung, se aproveitarão da falta de iPads, enquanto os fabricantes chineses venderão graças à diferença de preço.