Veículos de notícias descobriram um novo canal para a comunicação direta com a sua audiência: o aplicativo móvel WhatsApp. O jornal carioca Extra adotou esse meio há seis meses e acumulou nesse período mais de 100 mil mensagens e 10 mil fotos recebidas, de acordo com balanço divulgado nesta quinta-feira, 12. Ao todo, 5,5 mil leitores já usaram esse canal para contactar o jornal. A rádio CBN no Rio de Janeiro, que pertence ao mesmo grupo de mídia, também adotou a ideia.

O número de celular usado pelo jornal Extra para o WhatsApp é 21-99644-1263. Há uma equipe de repórteres monitorando as mensagens recebidas durante 24 horas por dia. Todas as informações enviadas pelos leitores são verificadas e algumas se tornam notícia no site ou na versão impressa do Extra. Uma leitora recentemente enviou uma foto da atriz Bruna Marquezine durante as gravações da nova novela de Manoel Carlos, na cidade de Pirenópolis/GO: a imagem teve mais de 1,2 milhão de visitantes únicos no site do Extra. Também com a ajuda de leitores pelo WhatsApp a polícia do Rio encontrou um homem acusado de matar a mulher, assunto que virou matéria no jornal.

Análise

A adoção do WhatsApp pelos veículos de notícias brasileiros é a prova do sucesso desse aplicativo no País. Pesquisa recente já havia indicado o título como o preferido pelos consumidores nacionais, conforme informado por MOBILE TIME. Agora, com a divulgação massiva (e gratuita, diga-se de passagem!) do WhatsApp por veículos como Extra e CBN, a tendência é de que ele se consolide definitivamente. Isso estimula ainda mais as vendas de smartphones no Brasil e pode acelerar uma mudança de comportamento dos consumidores, que trocam o SMS por apps de mensagens, como o WhatsApp.