A alteração nas políticas de privacidade do WhatsApp (Android, iOS) e o incentivo ao aplicativo Signal (Android, iOS) por parte de Elon Musk trouxe impactos nos downloads de apps de mensageria no Brasil. De acordo com dados da App Annie enviados com exclusividade ao Mobile Time, a companhia de análise de mercado mobile enxergou uma queda nas instalações do WhatsApp e um aumento de downloads de Signal e Telegram (Android, iOS).

A mudança na dinâmica de downloads começou na última sexta-feira (8), um dia após a mudança nos termos de privacidade do aplicativo do Facebook. Nesta data, o WhatsApp era o 7º app mais baixado na App Store e na Google Play no Brasil, enquanto isso, Telegram era o 18º e o Signal não figurava sequer entre os 500 apps mais instalados.

Na última segunda-feira (11), App Annie notou o impacto nos downloads do WhatsApp, ao observar uma queda para 24ª posição entre os mais baixados. Por outro lado, o Signal assumiu a 7ª posição e o Telegram ficou em 10º na mesma data.

Dinâmica do mercado

Nota-se que este movimento de queda do WhatsApp e evolução de seus rivais atingiu outros países, como Estados Unidos, Reino Unido e Índia, segundo a empresa de análise mobile. De acordo com Amir Ghodrati, diretor de insights de mercado na App Annie, a volatilidade no mercado de mensageria não é algo fora do normal.

“Esse tipo de mudança (nos downloads) de apps de mensageria e redes sociais não é incomum. Devido à natureza dos aplicativos sociais, e como a funcionalidade primária deles envolve comunicação entre usuários, o crescimento dos aplicativos pode acontecer rapidamente com base em eventos recentes”, disse Ghodrati. “Percebemos aumento da demanda nos últimos anos por aplicativos de mensagens criptografadas e aplicativos focados em privacidade”, concluiu.

Mensageria e privacidade

Citando dados históricos de sua empresa, o diretor da App Annie explicou que há um engajamento contínuo no uso dos principais apps de mensageria, com uma média anual de acesso de 13% desde 2015. Com isso, os usuários estão acessando mais esses aplicativos em comparação aos apps de redes sociais.

“Os aplicativos de mensageria que dão funcionalidades de privacidade são aqueles que vimos mais crescimento no primeiro semestre do ano passado. Esses apps tiveram um crescimento de 30% em usuários ativos comparado a outros (sem funções de privacidade)”, afirmou Ghodrati. “Aplicativos como Signal, Telegram, Wickr (Android, iOS) e WhatsApp oferecem mais funções de privacidade, de transferência de dados em criptografia de ponta a ponta até ‘mensagens autodestrutivas”.

WhatsApp reage

Como forma de reagir à queda nos downloads e às críticas dos últimos dias, o WhatsApp divulgou nesta quarta-feira, 13, um guia explicando as recentes mudanças nos seus termos de privacidade. Publicado em português na área de perguntas e respostas do app, a companhia afirmou que não lê mensagens privadas, não passa os contatos pessoais do usuário ao  Facebook, entre outros pontos.

Por outro lado, a empresa apresentou novidades no uso comercial do mensageiro, como: serviço seguro de hospedagem do Facebook para empresas que se comunicam com clientes via WhatsApp, inclusive de armazenamento da conversa com os clientes; quem compra algo pelo WhatsApp com o Lojas do Facebook terá seus dados compartilhados com Facebook e Instagram para personalização de futuras compras; e o Facebook poderá usar as informações de como o usuário interage com anúncios acessados via WhatsApp. Contudo, a empresa não abordou explicitamente temas polêmicos no material, como o fato de que o app de mensageria vai compartilhar dados com o Facebook sobre transações financeiras.

Material oficial do WhatsApp sobre as mudanças nas políticas de privacidade