Dell

Sandro Tavares, diretor de marketing para telecom da Dell

A Dell acredita que o Brasil tem potencial para criar uma indústria de software no OpenRAN. Em prévia para a imprensa latino-americana na semana sobre as novidades da empresa que chegam ao mercado nesta quarta-feira, 13, Sandro Tavares, diretor de marketing para telecom da fornecedora, afirma que iniciativa vai depender de um esforço do País e do ecossistema para que essa vertical aconteça.

“A melhor maneira para que o OpenRAN seja mais consumível é trabalhar com a criação de um ecossistema de soluções e fazer todas as integrações antes que cheguem nas redes finais. Anunciamos que o laboratório de OpenRAN será lançado provavelmente em 2022, e que estará aberto para todos os nossos parceiros para o desenvolvimento e validação de operações”, contou Tavares. “Mas há uma questão: o Brasil quer ser um consumidor de 5G ou um player de 5G? Há um potencial para criar uma indústria de software no 5G baseada no OpenRAN”, completou.

Raymundo Peixoto, vice-presidente de soluções de datacenter da Dell, afirmou que o OpenRAN tem potencial para tornar essas soluções de redes para operadoras simples, escaláveis e de baixo custo. Além de atrair novos players de software.

“O Brasil possui muitas possibilidades para a área de desenvolvimento (em TI) e que podem ser transportadas para outros mercados”, pontuou Peixoto. “Vimos o mesmo acontecendo no ambiente de TI quando o mercado era dominado por sistemas proprietários. Hoje, trabalhamos com conceitos de ecossistemas, com padrão baseado em nuvem e que podem atrair muitas soluções interessantes, específicas para a demanda de cada empresa. Algo que antes não se podia fazer”, complementou.

Uso

Dell

Raymundo Peixoto, vice-presidente de soluções de datacenter da Dell

Tavares acredita que o padrão de redes abertas tem potencial para representar um papel significativo nas redes 5G – que passarão por leilão no Brasil em breve –, ao contrário do que acreditam as operadoras, que preveem a tecnologia entrando no 5G de forma periférica.

“Com os dados que temos hoje, esperamos que (o OpenRAN) seja instalado em regiões que não precisam de MIMO e densidade baixa (tráfego) de dados, e em alta frequência, de 35 GHz. Mas também em regiões com cobertura para small cells e private wireless. Ou seja, não é somente uma solução periférica”, disse o diretor da Dell.

Novidades

Dell

Novos serviços da Dell em OpenRAN e 5G

Além do laboratório de OpenRAN, a Dell apresentou nesta quarta-feira, 13, uma série de soluções voltadas ao OpenRAN e à rede 5G, em complemento a outros produtos e serviços lançados em junho deste ano. Agora, a fornecedora traz:

  • Bare Metal Orchestrator – administrador que permite às operadoras construírem e operarem a infraestrutura da rede virtual em ambientes multi premises;
  • Validated Solution for Mavenir and VMWare Telco Cloud Platform Open vRAN – validação de solução de OpenRAN com as três empresas;
  • Reference Architeture for Wind River Studio – arquitetura para construção de uma nuvem edge aos operadores de telecomunicação;
  • Dell Technologies Respond and Restore Service – serviço de atendimento automatizado.