Samsung Galaxy S21 Ultra, S21+ e S21

Samsung Galaxy S21 Ultra, S21+ e S21

A Samsung apresentou nesta quinta-feira, 14, seu novo smartphone top de linha, o Galaxy S21 Ultra. O aparelho traz inovações principalmente para fotografia e vídeo, com um sensor de imagem de 108 MP e quatro câmeras traseiras: uma ultra grande angular de 12 MP e 120 graus; uma grande angular de 108 MP e 83 graus; uma teleobjetiva de 10 MP e zoom óptico de três vezes; e uma teleobjetiva de 10 MP e zoom óptico de 10 vezes. A câmera frontal, por sua vez, tem 40 MP. No exterior o aparelho começa a ser vendido em 29 de janeiro com preço a partir de US$ 1.199. Data e preço de lançamento no Brasil serão divulgados pela empresa em breve.

As inovações para fotografia e vídeo também estão no software do S21 Ultra, que consegue, por exemplo, gerar um zoom de até 100 vezes. Há também um novo modo de captura de vídeo chamado “director view” no qual é possível acompanhar simultaneamente a imagem captada em cada uma das cinco câmeras do smartphone, fazendo uma edição ao vivo. Além disso, é possível gravar vídeos em 8K e capturar fotos de dentro deles com resolução de 33 MP. Outra novidade é a funcionalidade “single take”, em que, a partir de um vídeo de 25 segundos, o smartphone sugere uma série de fotos, incluindo com adição automática de filtros. O modo noturno também foi aperfeiçoado, usando inteligência artificial para reconhecer os contornos dos objetos retratados no escuro e melhorar a definição da imagem.

Foi incorporada também uma funcionalidade de compartilhamento privado de imagens, que consiste em definir um prazo para a imagem enviada ser apagada do smartphone do destinatário. Essa novidade é compatível somente com outros smartphones Galaxy que tenham o sistema Android P ou superior.

5G, WiFi 6E e UWB

O S21 Ultra é 5G e opera tanto em faixas sub 6 GHz quanto em ondas milimétricas, em redes standalone e non-standalone. Além disso, é compatível com o padrão Wi-Fi 6E. E opera com banda ultralarga (UWB, na sigla em inglês) para a comunicação entre máquinas. Um dos exemplos citados é a integração com alguns automóveis que tenham Android Auto para que o smartphone funcione como uma chave digital, abrindo a porta do veículo quando o dono se aproxima, através de conexão UWB.

Especificações

O S21 Ultra tem tela Dynamic Amoled de 6,8 polegadas que se adapta de acordo com conteúdo exibido, variando de 10 Hz a 120 Hz. A tela também controla a emissão de luz azul de acordo com o comportamento do usuário, para seu maior conforto.

Seu processador é um octacore de 64 bits e 5 nm, com velocidade máxima de 2,9 GHz ou 2,8 GHz, dependendo da região. Terá versões de 12 GB e 16 GB de RAM, e de 128 GB, 256 GB e 512 GB de armazenamento. A bateria é de 5 mil mAh, que, segundo a Samsung, dura um dia inteiro mesmo em redes 5G.

Tem resistência à água padrão IP68 (vale para até 1,5 metro de profundidade por até 30 minutos, ou seja, não é recomendada a utilização dentro de piscinas ou do mar).

Chama a atenção o fato de o S21 Ultra não vir acompanhado de um carregador, apenas do cabo de carregamento. Ou seja, a Samsung seguiu o mesmo caminho inaugurado pela Apple em seu mais recente iPhone.

O S21 Ultra vem com sistema operacional Android 11 e uma nova versão da plataforma de interface com o usuário da Samsung, a One UI 3.

S21 e S21 5G+

A Samsung apresentou ainda outros dois celulares da mesma família, batizados como S21 e S21+. Os dois são 5G, mas suas telas são um pouco menores: 6,2 e 6,7 polegadas, respectivamente. Outra diferença para o Ultra é que esses outros dois modelos não são compatíveis com Wi-Fi 6E. E somente o S21+ tem UWB.

Em vez de quatro câmeras traseiras, eles vêm com três: ultra grande angular de 12 MP e 120 graus; grande angular de 12 MP e 79 graus; e teleobjetiva de 64 MP e zoom óptico de três vezes, ou até 30 vezes por software.

O processador é de 64 bits e 5 nm, com velocidade máxima de 2,9 GHz ou 2,8 GHz, dependendo da região. Ambos têm 8 GB de RAM e versões com 128 GB ou 256 GB de armazenamento. A bateria é de 4 mil mAh. A resistência à agua é padrão IP68.

O S21 e o S21+ serão vendidos no exterior com preços a partir de U$ 799 e US$ 999, respectivamente, começando em 29 de janeiro.

Também nesta quinta-feira, a Samsung apresentou seu novo fone de ouvido, o Galaxy Buds Pro, com captura de voz aprimorada.