A Claro e a fabricante de máquinas agrícolas John Deere firmaram uma parceria para expandir a conectividade no campo para mais 15 milhões de hectares em 2021. Isso será feito através da instalação de torres da empresa de telecomunicações em fazendas cujos agricultores se comprometam a assinar um plano da operadora que custará R$ 20 por hectare conectado. Na prática, é um modelo de cobertura sob demanda para o agronegócio brasileiro. Todo o investimento em infraestrutura ficará a cargo da Claro.

A venda acontecerá através dos concessionários da John Deere a partir de 15 de janeiro. Uma empresa chamada Sol será responsável pela visita técnica à propriedade agrícola para medir a área de cobertura e fazer seu mapeamento georreferenciado para a instalação da ERB pela Claro. Serão usadas a tecnologia Cat-M e a frequência de 700 MHz, capaz de cobrir até 60 mil hectares, dependendo do relevo. 

Vale lembrar que a instalação de cada nova torre depende da aprovação de órgãos competentes. É importante reforçar também que não se trata de redes privadas 4G, mas de rede pública da Claro, acessível por qualquer pessoa com um dispositivo com um plano da operadora.

“A conectividade é um desafio no interior do Brasil. A Claro tem o compromisso de expandir o sinal no campo”, disse José Felix, CEO da operadora, durante coletiva de imprensa de anúncio da parceria, nesta quarta-feira, 16.

Atualmente, a Claro já cobre 85 milhões de hectares no interior do País, incluindo nestes números estradas e outras áreas não produtivas. Os 15 milhões de hectares previstos para 2021 serão exclusivamente de áreas produtivas.

Máquinas

Desde 2015 as máquinas da John Deere vêm com modems para conexão móvel. É possível inserir SIMcard de qualquer operadora neles, não apenas da Claro.

Com a expansão da cobertura do campo, a operadora quer levar também soluções de agricultura inteligente, com uso de dados em tempo real para aumentar a produtividade dos agricultores.

“Imagine uma situação em que você precisa botar cinco sementes por metro linear, mas por algum erro estão indo apenas quatro. Com gestão em tempo real, podemos voltar e corrigir a operação no mesmo momento, aumentando a produtividade”, exemplificou Rodrigo Bonato, diretor de tecnologias inteligentes da John Deere.