O Mercado Pago não quer esperar o Banco Central definir um padrão nacional de QR code para pagamentos. Em vez disso, prefere que a iniciativa privada se antecipe e adote, por conta própria, um QR code interoperável. Para isso, já está conversando com outros players para um projeto conjunto nesse sentido.

“Por que temos que esperar a definição do regulador sobre como vai funcionar? O Mercado Pago já é uma instituição de pagamento. Não precisamos esperar a regulação para fazer esse movimento”, comentou Daniel Stephens, head de produtos do Mercado Pago, durante apresentação no Fórum E-commerce Brasil, nesta quinta-feira, 18, em São Paulo. “Este é o momento certo para influenciar nesse processo e para construirmos do jeito que a gente sente que vai gerar mais valor”, complementou.

Stephens destacou que já existe um padrão internacional de QR code para pagamentos, com especificações criadas pela EMVCo. Países como Índia, Tailândia, Cingapura, Hong Kong, Nigéria e Quênia adotaram esse padrão. E o próprio Mercado Pago utiliza esse tipo de QR code em suas operações na Colômbia e na Argentina.

No Brasil, por enquanto, cada carteira digital trabalha com seu próprio padrão de QR code, o que inviabiliza a interoperabilidade. Como há muitos serviços de pagamentos diferentes, os estabelecimentos comerciais precisam expor diferentes QR codes em seus balcões, um para cada meio de pagamento. A longo prazo é algo inviável e que atrapalha o desenvolvimento do mercado de pagamentos móveis.

Daniel Stephens, do Mercado Pago, no palco do Fórum E-Commerce Brasil

Mercado Pago

O Mercado Pago tem o seu próprio QR code para pagamentos no Brasil. “Entendemos que o caminho para conectar a carteira digital com compras físicas é o QR code”, diz o executivo. O pagamento com QR code do Mercado Pago pode ser feito de quatro formas: 1) impresso na ordem de pagamento, para ser escaneado pelo pagador; 2) integrado ao ponto de venda, para ser escaneado com o leitor código de barras pelo lojista direto da tela do celular do pagador; 3) impresso no balcão da loja ou em um totem, para ser escaneado pelo celular do pagador; 4) na tela do celular, para leitura por outro celular.

Hoje o QR code do Mercado Pago está presente em mais de 50 mil estabelecimentos comerciais em São Paulo. Entre as grandes redes que aderiram estão Spoleto e Rei do Mate. “É importante criarmos densidade e relevância para as pessoas ficarem sabendo. Estamos focando em São Paulo para gerar um efeito de rede”, explica.

O Mercado Pago nasceu como uma ferramenta de pagamentos do Mercado Livre, mas no mês passado pela primeira vez realizou mais transações fora da plataforma do Mercado Livre do que dentro dela, informou Stephens.