smartphones; mercado

Foram vendidos 340 milhões de smartphones ao longo do primeiro trimestre de 2021 no mundo. O aumento de 24% ano contra ano, que representa o maior incremento desde 2015, foi verificado pela empresa de análise de mercado Strategy Analytics. Segundo o estudo, a recuperação do mercado de handsets foi impulsionada pela demanda de consumidores com dispositivos antigos e um importante envio ao mercado de aparelhos 5G vindo de fornecedores chineses.

Globalmente, os cinco principais fornecedores combinados (Samsung, Apple, Xiaomi, OPPO e vivo) conquistaram uma participação de mercado de 76% no primeiro trimestre de 2021, ante 71% um ano atrás. De acordo com a Strategy Analytics, a escassez de chips e as restrições do lado da oferta não impactaram de forma significativa o período para as cinco principais marcas, mas foram e serão uma preocupação para fornecedores menores nos próximos trimestres.

A Samsung continua sendo o maior fornecedor, com 77 milhões de smartphones enviados ao mercado globalmente no primeiro trimestre, crescendo 32% na comparação com o mesmo período de 2020, quando tinha enviado 58 milhões de unidades. A empresa possui 23% do mercado global. Os celulares da série A 4G e aqueles 5G mais acessíveis da fabricante sul-coreana, e a série Galaxy S21, lançada anteriormente, tiveram sólidos desempenhos no trimestre.

A Apple vendeu 57 milhões de unidades de iPhones em todo o mundo, conquistando o segundo lugar com uma participação de mercado em volume de 17%. O forte impulso por trás da série 5G do iPhone 12 continuou em vários mercados.

A Xiaomi ocupou o terceiro lugar em termos de volume de smartphones vendidos pelo segundo trimestre consecutivo. Ela despachou 49 milhões de smartphones globalmente e conquistou uma participação de mercado de 15% no primeiro trimestre de 2021, ante 10% um ano atrás. O fornecedor manteve forte participação na Índia e na China, e a expansão na Europa, América Latina e África também começou a dar frutos.

OPPO (sem incluir Realme e OnePlus) ganhou 11% do mercado e permaneceu como o quarto maior fornecedor de smartphones no primeiro trimestre, seguido pela vivo, que cresceu 85% na comparação com o primeiro trimestre de 2020.

China

O mercado de smartphones chinês teve um trimestre impulsionado pelo sucesso dos smartphones 5G em várias camadas de preços. As remessas de smartphones na China aumentaram 35% no comparativo anual, atingindo 94 milhões de unidades no primeiro trimestre de 2021.

Ausência

Nota-se a ausência da chinesa Huawei na lista dos cinco fabricantes mais vendidos ao mercado no primeiro trimestre de 2021 pela Strategy Analytics. No terceiro trimestre de 2020, a Xiaomi havia tomado a terceira posição da Apple em envios ao mercado global e, desde então, cresceu de forma impressionante. Neste momento, a Huawei ainda estava em segundo lugar.

Logo depois, em novembro, a Huawei anunciou a venda de sua marca de smartphones, a Honor, mantendo apenas a produção de celulares Huawei, o que acabou fazendo a fabricante perder espaço no segmento.