Nubank

O Nubank (Android, iOS) lançou nesta quarta-feira, 24, o fundo de investimento Semente Preta, que pretende destinar R$ 1 milhão para startups fundadas ou comandadas por pessoas negras.

Serão consideradas startups de serviços financeiros, dados, pessoas, marketing digital, jogos, softwares, aplicativos e programação. As empresas inscritas serão avaliadas de acordo com o nível de aplicação de tecnologia e inovação em seu produto, criatividade, estratégia e performance financeira, além de inteligência de dados e negócios. O histórico do empreendedor e o posicionamento da empresa no ecossistema brasileiro de startups também serão considerados.

O fundo pretende ainda promover encontros periódicos entre as empresas e convidados externos. Os empreendedores poderão participar de sessões de mentoria com equipes do Nubank. As inscrições devem ser feitas pelo site do banco até setembro.

A iniciativa partiu de uma pesquisa da Black Rocks, startup de mulheres negras, que pretende promover o acesso desta população a ambientes tecnológicos. O levantamento aponta que apenas 30% das startups fundadas por pessoas negras receberam algum tipo de aporte para fundar e consolidar seu negócio.

O Semente Preta faz parte de uma série de compromissos firmados pelo Nubank desde novembro de 2020, com medidas internas e externas para combater o racismo estrutural no Brasil. As medidas tentam recompor o desgaste da marca a partir da entrevista de Cristina Junqueira, cofundadora da empresa, ao programa Roda Viva (TV Cultura), em outubro de 2020. Perguntada sobre a dificuldade em contratar minorias para cargos-chave no Nubank, Junqueira disse que “não dá para nivelar por baixo”. Em fevereiro deste ano, o banco lançou programa de contratação exclusivo para pessoas negras.