O ecossistema de mensageria do Facebook com Instagram Direct, Messenger e WhatsApp está em vantagem contra seus rivais no Brasil. Segundo executivos que participaram do Super Bots Experience, evento virtual organizado por Mobile Time nesta quarta-feira, 25, a plataforma tem mais chance de sucesso pela abrangência do WhatsApp.

“WhatsApp é a grande plataforma. O Google atrasou o RCS. Era para ter entrado em 2017 ou 2018 nas operadoras. Para mim seria um canal mais rico em interface e experiência do usuário”, comentou Thiago Taranto, CEO da Mobi2Buy. “Mas o WhatsApp está avançando para trazer um e-commerce para a plataforma com catálogo e talvez carrinhos. Talvez possibilite uso de vídeo e VR no comércio conversacional”, completou.

Por sua vez, Rafael Souza, cofundador e CEO da Ubots, acredita que “o RCS pode ter relevância no jogo” pela dimensão do Android, uma vez que o aplicativo é embarcado nos sistemas operacionais e tem se apresentado como substituto do SMS. Em contrapartida, afirma que o Facebook tem característica forte de interatividade no Messenger e Instagram Direct.

Além disso, Souza citou a popularidade do WhatsApp como preponderante, ao lembrar que o app é o mais popular do País, presente em 98% dos smartphones nacionais, de acordo com a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sore mensageria móvel. 

Maurício Trezub, fundador e CEO da Omnichat, astima que outro rival pode tomar o espaço do WhatsApp no futuro: “Hoje acredito que o Facebook é o ecossistema com mais capacidade de reproduzir no Brasil o sucesso que o WeChat tem na China. Mas quando os usuários do TikTok entrarem no mercado consumidor no médio prazo, o Facebook vai ter com quem se preocupar”, afirmou.

Roberto Oliveira, CEO da Take, acredita que a Apple, com Apple Business Chat, e o Google, com RCS e Google Business Messages, também podem disputar com Facebook. Ainda assim, explica que o fator determinante será o ponto de contato (entry-point, no original em inglês) e a entrega da jornada completa ao usuário.

“A disputa no futuro será quem vai conseguir fazer o entry-point, atendimento personalizado, vitrine (de vendas), dentro do mesmo ecossistema. O divisor de águas pode ser o sistema de pagamentos. Nesse caso, o WhatsApp Payments leva vantagem no Brasil”, disse Oliveira.

Vale lembrar, o arranjo de pagamentos do WhatsApp está funcionando para P2P (pessoa a pessoa) e aguarda aprovação do regulador para fazer transações P2M (pessoa para comércio).

Sobre outro rival do Facebook em conversational commerce, o Telegram, Oliveira respondeu: “é mais fácil incluir um produto em uma comunidade, do que uma comunidade no produto”. Dito isso, o executivo não tem visto muito avanço da plataforma em casos de uso comerciais, com exceção do segmento de assinaturas de conteúdo.

Super Bots Experience

A 7ª edição do Super Bots Experience, maior evento sobre o mercado brasileiro de chatbots, voice bots e inteligência artificial, começa nesta terça-feira, 24 e segue até sexta-feira, 27. Ao longo de quatro dias de programação com transmissão online, 55 executivos e especialistas participarão de painéis e palestras para debater as mais importantes tendências dessas tecnologias. Entre os participantes confirmados na agenda do evento há mais de 20 executivos C-level e fundadores de empresas.

O evento tem painéis sobre chat commerce; regulamentação de IA; consolidação do mercado brasileiro de bots; a evolução dos voice bots; novos canais para bots; e o WhatsApp como berço para startups; além de 15 palestras especiais e 10 cases. A programação completa e mais informações sobre compra de ingressos estão disponíveis em www.botsexperience.com.br ou com a equipe de eventos do Mobile Time: [email protected] / 11-96619-5888 / 11-3138-4619 (WhatsApp).