Meta, holding de Facebook, Instagram, WhatsApp e Messenger, registrou aumento de 35% em seu lucro líquido, alcançando US$ 15,7 bilhões no terceiro trimestre de 2024, em comparação ao mesmo período de 2023. O desempenho foi impulsionado por avanços em inteligência artificial, especialmente na adoção do Meta AI em seus aplicativos, mas também para melhorar a oferta de publicidade em seus apps. A receita total da empresa subiu 19%, somando US$ 40,6 bilhões, enquanto o lucro operacional chegou a US$ 17,4 bilhões, uma alta de 26%. Os números do terceiro trimestre foram apresentados nesta quarta-feira, 30, em uma chamada com especialistas do mercado.

Um dos destaques financeiros do terceiro trimestre de 2024 foi o crescimento na receita de anúncios, que somou US$ 39,9 bilhões — um aumento de 19% em relação ao ano anterior. Esse desempenho foi sustentado pelo aumento de 11% no preço médio por anúncio e de 7% nas impressões de anúncios em suas plataformas.

Os custos e despesas também cresceram (+14%), chegando a US$ 23,2 bilhões, devido a investimentos contínuos em pesquisa e desenvolvimento, que somaram US$ 11,2 bilhões. Outro ponto relevante foi a alocação de US$ 9,2 bilhões em despesas de capital, principalmente para expandir sua infraestrutura e dar suporte às necessidades da empresa, que projeta aumento de custos com infraestrutura para 2025.

Meta e a realidade aumentada

Além dos resultados da Family of Apps, que compreendem as plataformas principais de Meta, a divisão Reality Labs, focada em realidade aumentada e virtual, registrou receita de US$ 270 milhões. Entretanto, o segmento apresentou prejuízo operacional de US$ 4,4 bilhões. A empresa espera que as perdas operacionais no Reality Labs continuem a crescer enquanto investe em produtos e expande seu ecossistema no metaverso.

Número de usuários

Em números de usuários ativos – ou Family Daily Active People como gostam de chamar – Meta teve um incremento de 4,8%, passando de 3,14 bilhões de usuários para 3,29.

O mesmo aconteceu com as receitas vindas de seus usuários – ou Family Average Revenue per Person – que saiu de US$ 10,93 bilhões um ano atrás e chegou a US$ 12,29 bilhões, incremento de cerca de 12% no período.

Expectativas para o futuro

Meta estima que no quarto trimestre de 2024, a receita total fique entre US$ 45 e 48 bilhões, uma previsão que considera a estabilidade da taxa de câmbio atual. No entanto, a empresa segue monitorando desafios regulatórios, especialmente nos EUA e na União Europeia, que podem impactar suas operações financeiras no longo prazo.

A holding também aumentou sua previsão de despesas de capital para o ano fiscal de 2024, agora entre US$ 38 bilhões e US$ 40 bilhões, em comparação com a estimativa anterior de US$ 37 bilhões a US$ 40 bilhões. A empresa também informou que espera que as despesas de capital continuem crescendo significativamente em 2025, devido a uma aceleração nas despesas com infraestrutura.

“Nossos investimentos em IA continuam a exigir uma infraestrutura robusta, e eu espero continuar investindo significativamente nessa área também”, disse o CEO da Meta, Mark Zuckerberg.

Imagem: Mark Zuckerberg durante o Meta Connection, em setembro de 2024. Crédito: reprodução de vídeo