Capa da pesquisa (Imagem: reprodução do relatório)

O Telegram continua crescendo no Brasil e agora está presente em 65% dos smartphones nacionais, um aumento de 12 pontos percentuais em um ano, revela a nova edição da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre mensageria móvel no Brasil. Com esse crescimento ele agora se aproxima do Messenger, que está instalado em 70% dos aparelhos e apresentando tendência de queda (veja gráfico abaixo). O relatório integral da pesquisa pode ser baixado em português e inglês neste link.

Imagem: reprodução da pesquisa

O Telegram é mais popular entre os jovens de 16 a 29 anos: 69% têm o app instalado em seu smartphone. Na faixa de 30 a 49 anos são 68%, e no grupo com 50 anos ou mais cai para 53%. Há também diferença entre as classes sociais: A e B (71%) e C, D e E (64%). Por gênero, nota-se uma prevalência masculina (67%), enquanto entre as mulheres a proporção com o Telegram instalado é um pouco menor (63%). 

Outro ponto positivo para o Telegram é que o seu percentual de usuários que abrem o app todo dia subiu de 25% para 28%, na comparação com a pesquisa de fevereiro passado. Se somado àqueles que abrem “quase todo dia” são 50%, um aumento de quatro pontos percentuais frente à pesquisa anterior.

Telegram Premium

O Telegram Premium, versão lançada em junho ao preço de R$ 23,99/mês, com uma série de ferramentas extras e melhor performance, já angariou como assinantes 5% da base brasileira do Telegram. E outros 9% pretendem assiná-lo. 

Foram entrevistados entre os dias 13 e 27 de julho 2.073 brasileiros com mais de 16 anos que acessam a Internet e possuem smartphone, respeitando as proporções por gênero, faixa etária, renda familiar mensal e distribuição geográfica deste grupo. A margem de erro é de 2,1 pontos percentuais e o grau de confiança é de 95%. O relatório integral pode ser baixado em português e inglês neste link. Esta edição da pesquisa é um oferecimento da Infobip.

Imagem: reprodução da pesquisa