Desde 2014, a plataforma de conteúdo Mobile Time e a empresa de pesquisas Opinion Box realizam pesquisas periódicas sobre hábitos dos brasileiros no consumo de conteúdos e serviços móveis. Atualmente, são trabalhadas seis linhas de pesquisa:
. Uso de apps no Brasil
. Pagamentos móveis e comércio móvel no Brasil
. Mensageria no Brasil
. Crianças e smartphones no Brasil
. Senhas e biometria no Brasil
. O brasileiro e seu smartphone
Mobile Time é responsável pela elaboração dos questionários e Opinion Box, pela sua aplicação, através de um painel on-line. Em cada edição da pesquisa são entrevistados cerca de 2 mil brasileiros que acessam a Internet e possuem um celular, respeitando as proporções demográficas e sociais desse grupo, como sexo, idade, distribuição geográfica e renda mensal, de acordo dados do TIC Domicílios. Trata-se, portanto, de pesquisas com validade estatística e com alto grau de confiança (95%).
As análises contidas nos relatórios são de autoria de Fernando Paiva, editor do Mobile Time, jornalista com 24 anos de experiência na cobertura do setor de telecomunicações e especializado no mercado de conteúdo móvel. É organizador de diversos eventos que são referência nesse setor, como MobiXD, Super Bots Experience, MobiFinance, Mobi-ID, MPN Fóum e Fórum de Operadoras Inovadoras.
Mobile Time também produz dois relatórios anuais a partir da coleta de dados junto a empresas do setor:
. Mapa do ecossistema brasileiro de bots
. Mapa do Ecossistema Brasileiro de Redes Celulares Privativas
Para democratizar o acesso às pesquisas, os relatórios são disponibilizados gratuitamente. O projeto é viabilizado com o apoio de patrocinadores cujas marcas são expostas dentro dos relatórios, sem que isso signifique qualquer perda de independência da pesquisa. Os patrocinadores não participam da elaboração dos questionários, nem da coleta dos dados, nem da redação dos relatórios: todo o trabalho continua sendo feito de maneira autônoma e independente pela equipe editorial de Mobile Time e pela equipe de pesquisas da Opinion Box.
Eventualmente são produzidos relatórios sobre temas extras para pesquisas encomendadas por patrocinadores. Excepcionalmente nestes casos, os patrocinadores participam da elaboração dos questionários e são os proprietários dos dados brutos. As pesquisas encomendadas são identificadas como tal dentro dos seus relatórios. Um exemplo é a pesquisa sobre chamadas indesejadas, encomendada pela First Orion.
Quer encomendar uma pesquisa? Ou expor sua marca com um anúncio dentro dos relatórios? Fale com nossa diretora comercial, Patrícia Linger: [email protected]
Conheça abaixo todas as nossas linhas de pesquisa!
Identificação e autenticação digitais no Brasil - Setembro de 2024
- NOVO: Proporção de brasileiros que foram vítimas do golpe da falsa central telefônica
- NOVO: Proporção de brasileiros que foram vítimas do golpe do pedido de Pix no WhatsApp
- NOVO: IPSU Brasil - Índice de Percepção de Segurança e Usabilidade por meio de autenticação pelo consumidor brasileiro
- Proporção de brasileiros com documentos digitais em seus smartphones (CNH, RG, título de eleitor e carteira de vacinação)
- Monitoramento de como os brasileiros gerenciam suas senhas de serviços digitais.
- Proporção de internautas brasileiros que já usaram diferentes técnicas de autenticação biométrica (leitura de digital, reconhecimento facial, escaneamento de íris etc).
- Percepção dos brasileiros quanto à segurança e à conveniência de cada diferente técnica de biometria digital.
- Grau de confiança dos brasileiros quanto à gestão de seus dados pessoais por diferentes instituições (bancos, seguradoras, operadoras de telefonia, governo, redes sociais etc).
Base: Nesta edição foram entrevistados 2.067 brasileiros que acessam a Internet e possuem smartphone.
Histórico de edições
Histórico de edições
Histórico de edições
Histórico de edições
Histórico de edições
Histórico de edições
Histórico de edições
Panorama Mobile Time/Opinion Box na imprensa:
Fernando Paiva é fundador e editor do site de notícias Mobile Time, além de organizador dos eventos Tela Viva Móvel, Forum Mobile+ e Bots Experience Day. Nas pesquisas Panorama, é responsável pela elaboração dos questionários, análise dos dados e redação dos relatórios.
Felipe Schepers é co-fundador e COO da Opinion Box. Nas pesquisas Panorama, revisa os questionários, coordena a sua aplicação junto ao painel de respondentes, verifica os resultados e revisa os relatórios.
Mobile Time é uma plataforma de conteúdo sobre a indústria móvel, composta por três frentes de atuação: jornalismo, pesquisas e eventos. Sua equipe de jornalistas especializados produz notícias, análises e relatórios sobre o mercado de tecnologia diariamente em www.mobiletime.com.br