A solução que autentica pagamentos online com o uso da biometria – seja ela de reconhecimento facial ou impressão digital – chamada Identity Check Mobile começa a ser testada pelo banco Santander, pela Mastercard e pela Dafiti, e-commerce de moda. A expectativa é que a solução seja testada por cerca de 120 mil clientes e até o fim do primeiro semestre de 2018 esteja disponível no aplicativo Way do banco para todos os consumidores.

A proposta é que o portador do cartão seja identificado de maneira simples, sem a necessidade de digitação da senha. Assim, segundo a Mastercard, o Identity Check Mobile conseguiria ser mais ágil e mais seguro do que os atuais meios de verificação de identidade, já que estes levam o consumidor para fora do site e exigem a inserção de uma senha para concluir a compra.

Durante o piloto, os clientes vão baixar o aplicativo ID Check para Santander e cadastrar seus dados biométricos – com o scanner de impressão digital ou com uma selfie em seu smartphone. Em seguida, poderão comprar no site da Dafiti com seus respectivos cartões de crédito ou débito do banco. Para a autenticação do pagamento via biometria, será enviada uma notificação para o celular do consumidor.

A tecnologia Identity Check Mobile, lançada pela Mastercard no Brasil em novembro do ano passado, já foi implementada em outros 14 países (Estados Unidos, Canadá, Áustria, Bélgica, República Tcheca, Dinamarca, Finlândia, Alemanha, Hungria, Holanda, Noruega, Espanha, Suécia e Reino Unido).