Cinema é aquele local de entretenimento que muitos não sabem mais o que é desde março de 2020. Pelo menos, eu. Com a pandemia exigindo distanciamento social, o caminho para muitos usuários foi assinar os serviços de streaming ou TV por assinatura. Mas em serviços com dezenas de milhares de conteúdos, a escolha de um filme ou série é dificuldade de muitos consumidores.

Segundo estudo da Deloitte do ano passado, 48% dos norte-americanos dizem que é difícil achar conteúdo em múltiplos dispositivos. Além disso, 47% estão ficando frustrados com o número de streaming que precisam assinar. Por outro lado, a batalha dos streamings força os players do setor a ter catálogos robustos. De acordo com a plataforma Reelgood, apenas em filmes nos Estados Unidos, o Prime Video tem 14 mil obras, seguido por Netflix com 3,7 mil. Em séries, Prime Video, Netflix e Hulu têm entre 2,3 mil e 1,9 mil.

Tanto em filmes e séries, HBO e Disney têm um portfólio mais enxuto, pois focam em seus conteúdos proprietários. Basta lembrar que o Disney+ chegou no Brasil com 876 obras. Ainda assim fica a pergunta: como organizar quais filmes e séries assistir?

O ideal seria a chegada do Reelgood no Brasil. Mas, infelizmente, o app – que puxa o catálogo de todos os serviços de streaming e apresenta as notas e avaliações de cada filme – está apenas nos Estados Unidos e Reino Unido. Mas  resta aos brasileiros o uso do LetterboxD (Android, iOS).

A ideia do app é ser um diário com análise de filmes de sua comunidade. Porém, o mais interessante são as listas de indicações de filmes, que qualquer usuário pode fazer dos mais diversos gêneros. Garanto que os compilados são melhores que encontrar ‘reviews blasé’ de alguns internautas.

Com uma lista dessas em mãos, a busca por filmes nos serviços de streaming pode tornar-se divertida. Como uma caça ao tesouro. E dificilmente o usuário consumirá um filme ruim, por exemplo, pois está apoiado por outros consumidores que possuem gosto similar.