Talvez seja injusto escrever um resenha sobre um aplicativo em sua versão 1.02, mas estamos falando do app de mobile banking da Caixa Econômica Federal, um dos maiores bancos brasileiros e o último a oferecer esse tipo de acesso aos seus correntistas, tendo tido tempo suficiente para aprender com as experiências dos seus concorrentes. Parece, contudo, que a Caixa não aproveitou a oportunidade. Sua versão está muito aquém de outros apps bancários disponíveis no mercado brasileiro. Vamos aos problemas:

1) Não possui leitor de código de barras para pagamentos de boletos, uma ferramenta básica entre apps bancários;

2) Vários botões dos menus internos são pequenos para a tela de um smartphone, dificultando o acesso;

3) No preenchimento de campos exclusivamente numéricos, como uma conta corrente para receber transferência, o app abre o teclado alfanumérico do iPhone;

4) Não utiliza tecnologias de localização para indicar agências próximas, outra ferramenta básica hoje em dia.

Para completar, tentei fazer um DOC da minha conta da Caixa para a minha conta no Banco do Brasil e o app não aceitou porque um dos meus sobrenomes contém a letra cedilha, considerada um "caractere especial". Experimentei trocar pelo cê, mas aí o banco receptor não reconheceu. O curioso é que no Internet banking da mesma Caixa Econômica eu consigo realizar esse DOC escrevendo com cedilha.

Em suma, ainda há muito o que aperfeiçoar. Tomara que melhore na versão 2.0.

Link para Caixa Econômica no Google Play

Link para Caixa Econômica na App Store