No próximo dia 6 de outubro, o Brasil volta às urnas para escolher prefeitos e vereadores. Ou seja, falta menos de um mês para o pleito. Você já baixou o e-Título (Android, iOS) no celular? Na última quinta-feira, 5, a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ministra Cármen Lúcia pediu à população para atualizar o app.
O intuito para Lúcia é que eleitores e eleitoras tenham “tranquilidade e facilidade no dia da votação”, além de evitarem filas virtuais nos dias que antecedem o pleito.
Ou seja, a cada dois anos venho aqui para lembrar sobre o app e contar a história que aprendi com vice-presidente Geraldo Alckmin (na época, governador de São Paulo) de que o brasileiro só lembra do pleito depois do 7 de setembro, quando se pergunta: ‘Cadê meu título’?
Seguindo as regras dos notáveis, eu baixei o app hoje.
Após instalar o app, a primeira ação que o usuário deve fazer é ler e concordar com o termo de uso e política de privacidade. Sim, eu li e posso adiantar que funciona mais como um descritivo para o usuário, como o fato que nenhuma informação do usuário é compartilhada sem o seu consentimento (opt-in).
Na sequência, o cidadão preenche seus dados pessoais ou lê o QR code do seu título de eleitor com a câmera do celular, responde a uma série de perguntas, entra com a senha e dá o opt-in.
Dicas:
- Se mudou de localidade ou alterou o título no meio da pandemia, o ideal é preencher os dados. Alterei o título de forma online com apoio da zona eleitoral e o meu título de papel está invalido, logo, o QR Code não funciona;
- A senha é de oito caracteres, letras maiúsculas e pequenas, números e caracteres especiais. Não lembrou, mas fez todo o cadastro? Coloque ‘esqueci a senha’ e crie uma nova. É melhor e mais simples que forçar a memória;
- Confira a zona eleitoral e a seção. É pouco usual, mas aconteceu comigo no passado de mudarem a escola que votava por redução de salas;
- E, a mais vital de todas: no dia da eleição leve um documento com foto por via das dúvidas. Por mais que o meu título de eleitor tenha biometria e foto, eu lembro que na primeira eleição a confirmação por biometria não funcionou.
Ps.: Em tempo, o nosso muito obrigado ao pessoal do TSE por citar a pesquisa Pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box – Senhas e biometria no Brasil de 2023 na página de download do app.
Imagem principal: Tela do e-Título (divulgação)