A Mozilla Foundation lançou no final de outubro o seu aplicativo de e-mail, o Thunderbird (Android), com um ano de atraso – era esperado para o final de 2023. Na versão web, a solução existe desde 2003 e tem como principal mote tirar o usuário das amarras das grandes plataformas, como não coletar dados pessoais ou enviar publicidade para a caixa de e-mail do usuário em uma alternativa de código aberto.
Logo após o seu lançamento, comecei a testar o app como alternativa em meu e-mail pessoal do Gmail. Logo no primeiro momento, levei o primeiro susto e tive a noção do excesso de mensagens de marketing que recebo diariamente.
No cotidiano do uso do Gmail não percebo esse volume, pois o app do Google tem uma divisão por categorias (promoções, social, atualizações e fóruns). Como sei que a maioria dos spams estão em promoções e atualizações, eu deixo acumular, separo aquilo que é realmente importante e apago os demais de tempos em tempos.
Infelizmente não tem essa divisão no Thunderbird. Todas as mensagens ficam na raiz. Mas o usuário pode controlar colocando um limite mínimo de 10 mensagens na tela, mas se quiser pode expandir para 25, 50, 100, 250, 500, 1.000, 2.000, 5.000, 10.000 ou tudo que tem na caixa.
Mas um dos principais diferenciais é que a mensagem pode ser configurada para ser criptografada e descriptografada com outro app, o OpenKeyChain (Android). Isso acontece porque o app do Mozilla permite o uso do padrão OpenPGP para trazer essa camada extra de segurança.
Outro ponto positivo do app é a opção de filtragem por data de envio, chegada, assunto, remetente, marcado com estrela, lidas e não lidas, além de anexo. Ou seja, aquele boleto que você fica esperando, dá para destacar separando por anexo, por exemplo.
O Thunderbird também tem uma opção de busca textual e importa algumas pastas básicas do e-mail principal, como Spam, Lixeira, E-mails enviados e Rascunhos. O seu uso é fluido e o design, fácil de mexer para quem está acostumado com outros serviços de e-mail, como Yahoo, Outlook, Gmail e Mail da Apple.
Vale dizer, o usuário pode colocar mais de um endereço de e-mail no app da Mozilla e gerenciar em uma caixa única ou separada.
Imagem principal: App também permite fácil confoguração por meio de leitura de QR Code entre a versão desktop do Thunderbird e o app mobile, ao clicar em menu, importar configurações e ler QR Code (divulgação)