Em outros reviews, falei de apps de vinho e de cerveja, mas hoje vou abordar outra paixão nacional: o café. Tem quem prefira mais fraco, outros preferem mais intenso, outros gostam de produtos gourmetizados com notas de baunilha, canela, cardamomo etc.

Para ajustar o café ao paladar de cada usuário, a dica de hoje é usar o aplicativo Coffeely (Android, iOS). Assim como Vivino e Untappd, este app utiliza de aprendizado de máquina (machine learning, em inglês) para atuar como um scanner de café.

Os números não mentem sobre a preferência do brasileiro pela bebida. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic), o Brasil consumiu 22 milhões de sacas de café em 2017. Este índice recuou apenas uma vez em mais de 30 anos de análise histórica, entre 2002 e 2003, de 14 milhões para 13,7 milhões.

Parafraseando as propagandas do setor, o café sempre esteve na mesa, na boca e no gosto dos brasileiros. Ainda assim, como qualquer outra bebida, a preferência pode variar de paladar.

Como funciona

Dentro do app, o usuário aponta a câmera do celular para o rótulo do café e, uma vez reconhecido, o app mostra média de preços, informações e avaliações do produto. Além disso é possível saber tudo sobre aquela saca: origem, se foi torrado, tipo de cultivo e tipo de grão. Contudo, assim como os outros apps citados, o principal diferencial do Coffeely é a sua comunidade. Ela é quem alimenta os outros usuários com informações. Com pouco mais de 5 mil instalações na Google Play, essa comunidade consegue me dizer se um café é forte ou não.

Outras funções

Assim como uma rede social, a aplicação me mostra as postagens mais recentes. É possível ver quais os cafés e marcas mais bem avaliados, além dos produtos que estão recebendo as melhores avaliações de usuários do mundo todo. O app também tem uma opção chamada “mercado” que mostra ao consumidor os produtos mais vendidos e, clicando neles, é possível ver as informações e ir à loja do produtor para comprá-lo. Para os mais aventureiros ou apreciadores de primeira viagem, ainda há opção “explorar”, que permite achar marcas da bebida através do gosto do usuário, que pode ser adaptado por meio de filtros.

Resumo

Traduzido totalmente para o português recentemente, o app é interessante e tem potencial para crescer. No entanto, como os próprios usuários disseram na Google Play, faltam melhorias na usabilidade e melhor fluidez entre as funções. Além disso, o Coffeely poderia ter opções como “ache esse café próximo de você” ou “encontre um estabelecimento com esse café”, via geolocalização.