A vocação do Instagram para o marketing

O Instagram tem uma vocação natural para ser uma ferramenta de marketing.

O app já vem sendo explorado dessa maneira há bastante tempo por marcas de todos os portes.

Isso tende a aumentar agora que abriu uma API permitindo o atendimento automatizado através do Direct, seu recurso de mensagens privadas.

Com isso, marcas podem, por exemplo, lançar uma promoção em um post no Instagram e atender a milhares de consumidores simultaneamente via Direct.

Antes da API, esse atendimento precisava ser feito necessariamente por seres humanos, o que inviabilizava campanhas em grande escala.

Atualmente, 59% dos usuários do Telegram se comunicam com marcas através do Direct.

O hábito é mais comum entre mulheres (65%) que entre homens (53%).

É também mais popular entre jovens de 16 a 29 anos (70%), que entre aqueles de 30 a 49 anos (60%) ou a partir de 50 anos de idade (43%).

Na comparação entre classes sociais, a diferença é menor: A e B (63%), C, D e E (58%).

Dentre aqueles que se comunicam com marcas pelo Direct do Instagram, as finalidades mais comuns são: tirar dúvidas (80%), comprar (66%) e receber promoções (66%).

Os dados fazem parte da mais recente pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre mensageria móvel no Brasil, realizada entre 12 e 20 de janeiro de 2022.

Quer ler o relatório na íntegra? Baixe no site do Mobile Time!