Carro comum, de luxo, táxi ou carona: o que o brasileiro prefere?

82% dos brasileiros  com smartphone  já solicitaram  uma corrida de automóvel através de aplicativo, informa a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box de setembro  de 2021.

Desse total, 74% haviam solicitado o serviço pelo menos uma vez nos últimos 30 dias. Trata-se de um avanço de 3 pontos percentuais em  seis meses.

Proporcionalmente, jovens de 16 a 29 anos são os que mais utilizam esse tipo de serviço, enquanto pessoas a partir de 50 anos são as que menos chamam  corridas por apps.

Uber é apontada por 72% dos usuários como o seu app favorito de corridas.  O 99 aparece em segundo lugar, citado por 20%.

Nota-se uma diferença de preferência de acordo com a renda familiar mensal.  O Uber é mais popular nas classes A e B que nas  classes C, D e E.  No 99 é o contrário.

Nas classes A e B, 82% preferem o Uber, ante 70% nas classes C, D e E. No app da 99, as classes C, D e E lideram com 22%, contra 14% nas classes A e B.

Você saber qual tipo de serviço o brasileiro usa com mais frequência? Carro comum,  carro de luxo, táxi  ou corrida compartilhada com desconhecidos?

A preferida é a corrida com carro comum, apontada por 58%  dos usuários.  Em segundo lugar, carro de luxo (Uber Black, 99Top etc): 21%.

15% usam com mais frequência corridas compartilhadas, tipo Uber Pool, porque são mais baratas.

E apenas  5% afirmam  preferir pegar um táxi via app.

A pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box entrevistou, entre 4 e 16  de agosto  de 2021, 2.100 brasileiros com  mais de 16 anos  que possuem smartphone.  A margem de erro é de 2,1 pontos percentuais e o  grau de confiança  é de 95%.