Como o brasileiro gerencia suas senhas digitais?

Os megavazamentos de dados pessoais dos últimos anos fez muita gente rever seus procedimentos de segurança em serviços digitais e reforçar suas senhas.

A pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box entrevistou 2.096 brasileiros que têm smartphone. Perguntamos: Você costuma usar a mesma senha em serviços diferentes?

61% disseram que sim. A proporção é maior nas classes A e B (70%), talvez por terem que gerenciar mais serviços. Nas classes C, D e E é 59%.

61% dos brasileiros com smartphone utilizam até cinco senhas diferentes. 24%, de seis a dez senhas. 15%, mais de dez.

Perguntamos também: Como você gerencia suas senhas? a) Guardo na memória b) Guardo em um arquivo digital c) Guardo anotado em papel d) Uso um serviço de gerenciamento de senha e) Permito que o navegador (browser) memorize minhas senhas f) Outros

Permitimos que os entrevistados citassem mais de uma resposta. O método mais comum é guardar na memória (59%), seguido por anotar no papel (27%), permitir que o navegador memorize (25%) e usar arquivo digital (16%). Apenas 15% usam um serviço de gerenciamento de senhas.

O grupo que mais usa a memória para lembrar as senhas é o de jovens de 16 a 29 anos (63%). E o que mais anota em papel é o de pessoas com mais de 50 anos (37%).

A pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box foi realizada entre 20 e 27 de outubro de 2021. A margem de erro é de 2,1 pontos percentuais e o grau de confiança é de 95%.

Quer ler o relatório na íntegra? Baixe no site do Mobile Time!