Em seis meses, entre agosto de 2021 e fevereiro de 2022, subiu de 7% para 17% a proporção de usuários do WhatsApp que cadastraram um cartão de débito para poderem enviar ou receber dinheiro pelo mensageiro.
O aumento de dez pontos percentuais pode ser atribuído à forte campanha de marketing para divulgação da ferramenta, que incluiu até placas de publicidade em partidas do futebol brasileiro no fim do ano passado.
A adesão à funcionalidade
é maior entre homens (20%) que entre mulheres (14%).
É também maior entre os jovens de 16 a 29 anos (23%), que entre aqueles com 30 a 49 anos (16%) e no
grupo a partir de
50 anos (11%).
Nas classes C, D e E, 18% dos usuários do WhatsApp cadastraram cartão de débito para enviar dinheiro pelo app, contra 13% daqueles das classes A e B.
65% das pessoas que cadastraram um cartão no WhatsApp, ou 11%da base total do app, já realizaram pelo menos uma transferênciade dinheiro pelo mensageiro.
Porém, o caminho
para popularizar os pagamentos por WhatsApp é mais complicado do quese imaginava. O sucesso do Pix ofuscou a chegada da ferramenta de transferênciade dinheiro no mensageiro.
Hoje: 80% dos usuários do WhatsApp que
já experimentaram realizar uma transferência pelo mensageiro acham o
Pix mais fácil de usar.
Entre os 83% de usuários do WhatsApp que não cadastraram um cartão dedébito no aplicativo,
45% dizem que simplesmente não têm interesse no serviço.
A pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box foi realizada entre 12 e 20 de janeiro de 2022. A margem de erro é de 2,1 pontos percentuais e o grau de confiança
é de 95%.
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