Instagram é o segundo app mais presente na homescreen brasileira

O Instagram está presente na homescreen de 46% dos aparelhos no Brasil.

Trata-se de um avanço de cinco pontos percentuais em um ano, informa a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box de junho de 2022.

O Instagram foi um dos que mais cresceu e é hoje o segundo app mais popular do País, atrás apenas do WhatsApp, que está na tela inicial de 55% dos aparelhos.

O Instagram está 10 pontos percentuais à frente do seu “irmão mais velho” Facebook.

A força do Instagram está principalmente no público feminino  e jovem. 49% das mulheres com smartphone no Brasil mantêm o Instagram na tela inicial, contra 42% dos homens.

No grupo de 16 a 29 anos, 60% têm o Instagram na homescreen, bem acima dos percentuais verificados nos grupos de 30 a 49 anos (44%) e com 50 anos ou mais (31%).

Em um ano subiu de 25% para 30% a proporção de brasileiros com smartphone que apontam o Instagram como o app em que passam mais tempo ao longo do dia.

Nesse quesito, está tecnicamente empatado com o primeiro colocado, o WhatsApp, citado por 33% dos entrevistados.

Quando a pergunta é qual app é aberto mais vezes ao longo do dia, o WhatsApp lidera com folga, citado por 55% do público, bem à frente do Instagram (16%).

A pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box entrevistou 2.041 brasileiros que usam smartphone,  entre os dias 13 e 23 de abril de 2022.

A margem de erro é de 2,1 pontos percentuais e o grau de confiança é de 95%.

O relatório integral da pesquisa está disponível para download gratuito no site do Mobile Time.