O uso do smartphone como instrumento de ensino no Brasil
O smartphone se tornou nos últimos anos um aliado da educação, seja como ferramenta de pesquisa para estudantes e professores, seja ele próprio como interface para aulas remotas.
A pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box foi a campo perguntar: Você já fez algum curso (de modalidade remota) em que o conteúdo das aulas e os testes eram todos via app?
dos brasileiros que possuem smartphone responderam que “sim”.
47
%
Como esperado, estudar via mobile é uma prática mais comum entre os jovens de 16 a 29 anos (54%), do que entre as pessoas de 30 a 49 anos (48%) ou com
50 anos ou mais (38%).
Há também uma diferença por tipo de plano de telefonia: 52% dos usuários de planos pós e controle já fizeram cursos via app, contra 43% daqueles compré-pago.
Isso indica que provavelmente há
uma oferta maior de serviços educacionais dentro de pacotespós-pagos.
Vale destacar que não foi observada uma diferença significativa na comparação
por gênero ouclasse social.
A plataforma de cursos livres Hotmart Sparkle (19%) e o app de ensino de idiomas Duolingo (9%) são os mais populares de
educação no Brasil.
Interessante notar como o YouTube e apps de videochamadas, como Zoome Google Meet, são também usados para educação.
A pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box entrevistou 2.041 brasileiros que usam smartphone, entre os dias 13 e 23 de abrilde 2022.
A margem de erro é de 2,1 pontos percentuais e o grau de confiança
é de 95%.
O relatório integral da pesquisa está disponível para download gratuito no site do Mobile Time.