Quais aplicativos as crianças brasileiras mais usam?

Em famílias cujos pais têm smartphone, 49% das crianças brasileiras de 0 a 12 anos também possuem o aparelho.  Mas quais apps elas usam? A pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box investigou isso.

Entrevistamos 1.607 pais com filhos de até 12 anos que acessam smartphone. Pedimos: Marque quais aplicativos você sabe que seu filho usa no smartphone.

A lista continha as seguintes opções: Facebook, Fortnite, Google, Instagram, Minecraft, Netflix, PKXD, Playkids, Roblox, Spotify, TikTok, WhatsApp, YouTube e Youtube Kids.

O YouTube aparece em primeiro lugar, usado por 72% das crianças. O YouTube lidera em todas as faixas etárias e sua maior proporção está no grupo de 10 a 12 anos: 79%.

O WhatsApp ocupa o segundo lugar, com 52%. Sua utilização é baixa entre crianças até 6 anos, mas dá um salto no grupo de 7 a 9 anos (58%) e de 10 a 12 anos (77%).

O terceiro app mais popular entre crianças é o TikTok (45%). Foi o que mais cresceu nos últimos 12 meses, ganhando 9 pontos percentuais.

Dentre os títulos analisados, o TikTok é o que apresenta a maior disparidade na análise por gênero. É usado por 50%  das meninas e por  41% dos meninos.

YouTube Kids e PlayKids, aplicativos com curadoria de conteúdo infantil, são usados por 42% e 19% das crianças, respectivamente. Ambos apresentaram leve queda em  um ano.

Dentre os jogos listados, Minecraft é o mais popular, usado por 31% das crianças brasileiras com smartphone.

A pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box foi realizada entre 15 e 23 de setembro de 2021. A margem de erro é de 2,1 pontos percentuais e o grau de confiança é de 95%.

Quer ler o relatório na íntegra? Baixe no site do Mobile Time!