Precisamos falar sobre zero rating… 

Zero rating é quando o tráfego de dados em um determinado aplicativo não é descontado da franquia do plano de telefonia.

Em outras palavras, zero rating é quando as operadoras oferecem planos com WhatsApp, Facebook ou Twitter ilimitados, por exemplo

Para tanto, as operadoras firmam acordos com esses apps, para terem o direito de usar suas marcas em suas campanhas de marketing

Nos acordos de zero rating entre operadoras e apps de uso massivo, quem arca com o tráfego de dados são as teles.

A primeira oferta de zero rating no Brasil surgiu dez anos atrás, em 2012: era uma promoção da Claro com Facebook ilimitado em feature phones

Depois dela, as outras operadoras seguiram o mesmo caminho e foram criando ofertas parecidas com Facebook e outros apps

Em 2014, a TIM foi a primeira a lançar um plano com WhatsApp ilimitado no Brasil

Hoje, o WhatsApp ilimitado faz parte de praticamente todos os planos de todas operadoras brasileiras

Só que nem sempre é tão ilimitado assim: a maioria das teles não inclui no zero rating as chamadas de voz e as videochamadas por WhatsApp, por consumirem muitos dados

Passada uma década de zero rating, as teles agora estão pensando em rever essa parceria, por entenderem que esses apps ficaram fortes demais e que o custo ficou alto

Leia mais sobre a discussão em torno da revisão do zero rating nesta matéria especial do Mobile Time: