Quais os 3 apps mais presentes na home screen do smartphone brasileiro?

A tela inicial, também chamada de home screen, é o espaço mais nobre do smartphone. É ali que o seu dono mantém os aplicativos que mais acessa no dia a dia.

Por isso, a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box adotou a presença na Home screen como uma métrica para medir a popularidade de apps no Brasil.

Pedimos a 2.036 brasileiros que possuem smartphone para listarem os nomes de até 20 apps presentes na tela inicial de seus aparelhos.

Em primeiro lugar está o WhatsApp, encontrado na home screen de 54% dos smartphones brasileiros. Desde a primeira edição desta pesquisa, em 2015, ele sempre esteve na liderança.

O WhatsApp está mais presente na tela inicial dos jovens de 16 a 29 anos (60%), que entre pessoas de 30 a 49 anos (55%) ou no grupo a partir de 50 anos (46%).

Por este critério, o segundo app mais popular do Brasil é o Instagram, que aparece na home screen de 42% dos smartphones brasileiros.

Novamente, a idade faz diferença. Entre os jovens de 16 a 29 anos, 54% têm o Instagram na tela inicial, proporção que cai para 41% no grupo de 30 a 49 anos, e desce para 29% a partir de 50 anos.

O terceiro app mais popular do Brasil é o Facebook, presente na home screen de 37% dos smartphones nacionais.

O problema do Facebook é que ele vem perdendo espaço continuamente. Em 2015, estava na tela inicial de 72% dos aparelhos no Brasil. Ou seja, caiu quase pela metade em seis anos.

A pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box foi realizada entre 10 e 20 de novembro de 2021. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais e o grau de confiança é de 95%.

Quer ler o relatório na íntegra? Baixe no site do Mobile Time!