Quais são os 5 apps de compras mais usados no Brasil

Na pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box, pedimos a quem compra via smartphone listar os três apps de comércio móvel que mais utilizam.

O primeiro colocado é o iFood, citado por 33% dos consumidores móveis. Sua maior penetração é nas classes A e B (42%) e na faixa de 30 a 49 anos (37%).

Em segundo lugar está o Mercado Livre (31%). Interessante notar que ele é mais usado por homens (36%) que por mulheres (27%).

A Americanas aparece em terceiro lugar (30%), mas está tecnicamente empatada com os dois primeiros. Um dado curioso: a Americanas lidera na faixa etária com 50 anos ou mais (36%).

O Shopee está no quarto lugar (27%) com uma ascensão meteórica, ganhando 9 pontos percentuais em seis meses. É o mais usado pelo público feminino (33%).

Completando o top 5 vem o Magalu (22%), que também está em tendência de alta, tendo ganhado 4 pontos percentuais em seis meses. É o segundo mais usado no Nordeste (29%), atrás apenas do iFood.

A funcionalidade de um app de m-commerce mais apreciada pelos brasileiros é o cashback, apontada por 50% dos consumidores móveis.

O meio de pagamento mais usado no País para compras em apps é o cartão de crédito, citado por 66% dos consumidores móveis.

A pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box entrevistou, entre 4 e 16 de agosto de 2021, 2.100 brasileiros com mais de 16 anos que possuem smartphone. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.