Descobriram sua senha e invadiram sua conta?

Vivemos tempos  de crescente preocupação com segurança digital, porque nossa vida depende cada vez mais de serviços online. Mas quão seguros estão os brasileiros?

A pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box entrevistou 2.096 brasileiros que têm smartphone. Perguntamos: Você já teve algum serviço digital invadido porque descobriram sua senha?

responderam que sim. Não foi observada nenhuma variação acima da margem de erro na comparação por gênero ou classe social. Entre pessoas a partir de 50 anos, proporção cai para 16%.

20

%

45% dos entrevistados afirmam que sua preocupação com segurança digital aumentou nos últimos 12 meses. 45% dizem que continua igual. E 10% estão menos preocupados.

Falha de segurança: 28% dos brasileiros com smartphone usam datas de aniversário na composição de suas senhas. A prática é mais comum entre jovens de 16 a 29 anos (34%).

Mais falha de segurança: 23% dos entrevistados admitem que já compartilharam senhas através do WhatsApp. Novamente, os jovens se destacam pela falta de cuidado (34%).

Troca de senhas: 53% dos entrevistados dizem que mudam suas senhas espontaneamente de tempos em tempos, por segurança.

E 47% dizem  que a última vez que trocaram  uma senha  foi há menos  de um mês.

A pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box foi realizada entre 20 e 27 de outubro de 2021. A margem de erro é de 2,1 pontos percentuais e o grau de confiança é de 95%.

Quer ler o relatório na íntegra? Baixe no site do Mobile Time!