Qual o modelo de negócios preferido do brasileiro para acessar apps?
O smartphone e seus aplicativos móveis fazem parte da rotina diária dos brasileiros, mas poucos estão dispostos
a pagar pelo download de um app.
Apenas 21% daqueles que têm um smartphone já compraram um app, informa a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Boxde junho de 2022.
E 67% dos que nunca compraram um
aplicativo justificam o comportamento com
uma resposta simples
e direta: nuncaviram necessidadepara fazê-lo.
Mas qual é então a maneira preferida do brasileiro de acessar um aplicativo móvel?
A pesquisa perguntou: ”De qual das maneiras abaixo você prefere acessar um app que seja útil e/ou ofereça conteúdo interessante para você?”
Foram apresentadas quatro opçõesde resposta:
1) De graça, mas com exibição de publicidade
2) De graça, mas com meus dados pessoais sendo comercializados para terceiros;
3) Parcialmente de
graça (alguns conteúdos/
funcionalidades são abertos e outros requerem pagamento)
4) Pagando, mas sem publicidade e com a garantia de que meus dados não serão comercializados
para terceiros.
A forma preferida do brasileiro de acessar apps é emtroca da exibiçãode publicidade, apontam 44% dos
respondentes.
Chama a atenção que o percentual é maior entre os mais velhos, com 50 anos ou mais de idade (51%), e menor entre os mais jovens, de 16 a 29 anos (38%).
Usuários das classes A e B apresentaram um percentual maior de preferência pelo modelo de publicidade (48%) do que aqueles das classes C, D e E (42%).
A segunda maneira mais popular é aquela que o mercado chama de “freemium”, em que o download é gratuito, mas certas funcionalidades requerem pagamento, escolhida por 27%.
Apenas 20% dos brasileiros com smartphone estão dispostos a pagar por um app, mesmo com a garantia de que não haverá publicidade nem coleta de seus dados pessoais.
E somente 10% preferem acessar de graça em troca de seus dados pessoais.
Para ler o relatório integral da pesquisa, acesse o site do
Mobile Time!