Senha, reconhecimento facial ou leitura de digital?

Existem diversas formas de se autenticar a serviços digitais: senhas, leitura de digital, reconhecimento facial etc. Mas qual é aquele tido como mais seguro pelos brasileiros?

Para investigar o assunto, a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box entrevistou 2.096 brasileiros que têm smartphone.

Perguntamos:  Qual dos métodos listados abaixo você considera mais seguro para autenticação em serviços digitais no smartphone?

a) Senha b) Leitura de digital c) Reconhecimento facial d) Escaneamento de íris e) Reconhecimento de voz f) Recebimento de token por SMS g) Nenhum deles

Os meios de autenticação considerados mais seguros são: 31% leitura de digital 19% senha 17% reconhecimento facial 14% escaneamento de íris

O público de 16 a 29 anos é o que apresenta a maior proporção que considera a leitura de digital o meio mais seguro: 34%

A senha é tida como o meio mais seguro por 21% das pessoas das classes C, D e E e por apenas 12% daquelas das classes A e B.

Entre usuários de iPhone, o reconhecimento facial é o meio considerado mais seguro: 32%.

A pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box foi realizada entre 20 e 27 de outubro de 2021. A margem de erro é de 2,1 pontos percentuais e o grau de confiança é de 95%.

Quer ler o relatório na íntegra? Baixe no site do Mobile Time!