O RCS (Rich Communications Services) é a evolução do SMS.
Trata-se de
um padrão de mensageria nativo das operadoras móveis que moderniza a experiência doantigo SMS.
Com RCS, as pessoas podem manter uma conversa multimídia, em uma experiência similar àquela dos apps de mensagens, como WhatsApp
e Telegram.
No RCS, é possível trocar fotos, vídeos, áudios e fazer videochamadas. É tudo feito por dentro do aplicativo tradicional de mensagens de textodo Android.
Todas as quatro operadoras móveis brasileiras já implementaram o RCS. Elas oferecem a utilização de forma ilimitada para o usuário final, como no SMS.
Só que o serviço
ainda não decolou
porque depende
da atualização dosapps de SMS nos smartphones Android. Além disso, o RCS não funciona em iPhones.
Outra barreira é que a maioria das pessoas já se acostumou a usaro WhatsApp e abandonou o SMS para conversas com amigos e familiares.
As operadoras acreditam, porém, que o RCS será usado
por marcas para a comunicação com seus consumidores, como fazem hoje ainda com o SMS para notificações.
O RCS abre novas possibilidades nessa interação com os clientes. Uma companhia aérea pode enviar o cartão de embarque, por exemplo.
A maioria das campanhas em RCS feitas até agora foram criadas pelas próprias operadoras para vender serviços de valor agregado.
Houve também algumas de utilidade pública, como o incentivo à vacinação.
Até agora 29% dos usuários brasileiros afirmam que já receberam um “SMS com imagem, vídeo ou áudio dentro da mensagem”.
dizem que nunca receberam um SMS multimídiae 20% não se lembram.
51
%
Os dados fazem
parte da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box de fevereiro de 2022.
Quer ler o relatóriona íntegra?Baixe no site doMobile Time!