Você sabe o que é RCS?

O RCS (Rich Communications Services) é a evolução do SMS.

Trata-se de um padrão de mensageria nativo das operadoras móveis que moderniza a experiência do antigo SMS.

Com RCS, as pessoas podem manter uma conversa multimídia, em uma experiência similar àquela dos apps de mensagens, como WhatsApp e Telegram.

No RCS, é possível trocar fotos, vídeos, áudios e fazer videochamadas. É tudo feito por dentro do aplicativo tradicional de mensagens de texto do Android.

Todas as quatro operadoras móveis brasileiras já implementaram o RCS. Elas oferecem a utilização de forma ilimitada para o usuário final, como no SMS.

Só que o serviço ainda não decolou porque depende da atualização dos apps de SMS nos smartphones Android. Além disso, o RCS não funciona em iPhones.

Outra barreira é que a maioria das pessoas já se acostumou a usar o WhatsApp e abandonou o SMS para conversas com amigos e familiares.

As operadoras acreditam, porém, que o RCS será usado por marcas para a comunicação com seus consumidores, como fazem hoje ainda com o SMS para notificações.

O RCS abre novas possibilidades nessa interação com os clientes. Uma companhia aérea pode enviar o cartão de embarque, por exemplo.

A maioria das campanhas em RCS feitas até agora foram criadas pelas próprias operadoras para vender serviços de valor agregado.

Houve também algumas de utilidade pública, como o incentivo à vacinação.

Até agora 29% dos usuários brasileiros afirmam que já receberam um “SMS com imagem, vídeo ou áudio dentro da mensagem”.

dizem que nunca receberam um SMS multimídia e 20% não se lembram.

51

%

Os dados fazem parte da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box de fevereiro de 2022.

Quer ler o relatório na íntegra? Baixe no site do Mobile Time!