Qual o tamanho da popularidade do WhatsApp no Brasil?

O WhatsApp está instalado em 99% dos smartphones brasileiros. Não há diferença significativa por gênero, faixa etária, classe social ou região do País.

95% dos usuários do WhatsApp abrem o aplicativo todo dia ou quase todo dia. É o app mais vezes aberto do Brasil.

O WhatsApp está na home screen de 56% dos smartphones nacionais. É o número 1 nesse critério.

76% dos usuários do WhatsApp utilizam o aplicativo para fazer chamadas de áudio. Desse grupo, 46% realizam ligações todo dia ou quase todo dia.

62% dos usuários que fazem chamadas de voz pelo WhatsApp afirmam que telefonam mais pelo app que pelo plano de minutos da sua operadora.

69% dos usuários do WhatsApp realizam videochamadas pelo aplicativo. 34% desse grupo o fazem todo dia ou quase todo dia.

80% dos usuários do WhatsApp se comunicam com marcas e empresas através do aplicativo. 82% deles o fazem para tirar dúvidas e pedir informações.

74% dos usuários do WhatsApp participam de um grupo da família; 60%, de um grupo do trabalho; e 15%, de um grupo que discute política.

Apenas 7% dos usuários do WhatsApp cadastraram um cartão de débito para realizar pagamentos através do aplicativo.

Dentre os que não cadastraram um cartão, 50% dizem que não têm interesse no serviço e 34%, que não confiam no WhatsApp para isso.

A pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box entrevistou, entre 14 e 23 de julho de 2021, 2.038 brasileiros com mais de 16 anos que possuem smartphone. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais