WhatsApp Business API para todos

O WhatsApp anunciou em maio de 2022 mudanças importantes para democratizar o acesso aos seus recursos por empresas.

O WhatsApp disponibiliza uma API chamada WhatsApp Business que permite a empresas se conectarem diretamente à plataforma e gerenciar o envio de mensagens.

Até então, o acesso a essa API era restrito a grandes empresas (bancos e operadoras) ou a parceiros homologados pelo WhatsApp.

Esses parceiros são chamados de BSP (Business Solution Providers).

Ser um BSP era um diferencial competitivo, pois trata-se de um grupo restrito, composto por algumas dezenas de empresas no mundo todo.

Uma das novidades do WhatsApp é que a partir de agora qualquer empresa, de qualquer tamanho, pode se conectar diretamente à API.

Ou seja, não é mais obrigatório contratar um BSP, embora eles sigam sendo importantes por oferecerem outros serviços de integração e de valor agregado.

Outra novidade importante: o WhatsApp passa a oferecer na nuvem e gratuitamente toda a infraestrutura necessária para utilizar sua API para qualquer empresa interessada.

Na prática, o WhatsApp vira um servidor de hospedagem gratuito para os recursos necessários para operar sua API.

Essas mudanças devem fazer aumentar ainda mais a quantidade de empresas que utilizam o WhatsApp para a comunicação com seus clientes mundo afora.

Porém, o uso da API continua sendo pago. Há uma cobrança sobre cada sessão realizada entre empresa e cliente, independentemente de quem tiver iniciado a conversa.

Empresas de menor porte que não queiram ter esse gasto podem continuar usando o aplicativo WhatsApp Business, que não tem custo, mas cujos recursos são limitados.

Leia mais notícias sobre o WhatsApp no Mobile Time!