O Google informou nesta segunda-feira, 2, a aquisição da start-up canadense Synergise. O app da companhia de Toronto funciona como um “treinador virtual” para aplicativos do Google (Gmail, Dive, Docs, Maps, Google +, Hangout e outros).

De acordo com o Google, através de módulos interativos de voz e texto, a Synergyse vai acelerar a adoção dos apps e suas novas funcionalidades. Por ser preparado para o serviço de nuvem do Google, o Google Cloud, sempre que tiver atualização o novo treinamento virá junto. Organizações que já utilizam o app de treinamento aceleraram em 35% a adoção de seus apps por seus usuários.

Antes, o serviço do Synergyse custava US$ 10 por funcionário e era gratuito para estudantes. Agora, o Google dará ele de graça aos seus usuários e até o final do ano será disponibilizado como parte integral do Google Apps. Durante a integração, o acesso ao Synergyse poderá ser feito por meio de uma extensão gratuita para o Google Chrome.

Por trás da compra, estaria uma tentativa do Google de aumentar a quantidade de usuários corporativos de seus apps: hoje mais 2 milhões de instituições pagam pela suite. Oferecendo um novo serviço que agilize o treinamento de funções e suas adoções, o Google pode ganhar mais 4 milhões de usuários e 3 mil empresas que usam o Synergyse. Os valores da transação não foram revelados.