Mobile Time é um site de notícias especializado na cobertura da indústria móvel, o que inclui o acompanhamento das empresas e instituições que compõem esse ecossistema, como operadoras celulares, fabricantes de infraestrutura de rede; fabricantes de smartphones; desenvolvedores de apps; órgãos reguladores; integradores de SMS etc. Nosso objetivo é fomentar o desenvolvimento da indústria móvel no Brasil, mas sem abandonar um olhar crítico, apontando desafios, obstáculos e também eventuais erros cometidos por atores desse mercado.

A abordagem da nossa cobertura é de economia. Procuramos passar uma perspectiva de negócios sobre os assuntos tratados, destacando as estratégias das empresas e seus resultados financeiros.

Temos uma equipe de jornalistas profissionais localizados em São Paulo e no Rio de Janeiro, que comparecem a seminários, coletivas de imprensa e a feiras de telecom no Brasil e no exterior, além de realizarem entrevistas diariamente na busca de novidades e tendências sobre a indústria móvel. Nossa cobertura é pró-ativa, sempre procurando notícias para além do que é oficialmente transmitido pelas áreas de comunicação corporativa das marcas do setor.

Produzimos notícias de segunda à sexta-feira, ao longo do ano inteiro. Elas são publicadas neste site. Além disso, toda noite compilamos as matérias do dia e enviamos por email na forma de uma newsletter para nossos assinantes. O recebimento da newsletter é gratuito. Basta se cadastrar aqui.

Eventos

Como parte do objetivo de fomentar o desenvolvimento da indústria móvel no Brasil, Mobile Time organiza seminários corporativos para debater assuntos relevantes para o setor. A curadoria dos temas e a escolha dos palestrantes são feitas pela nossa equipe de jornalistas. Entre os eventos organizados estão Tela Viva Móvel (sobre conteúdo móvel), Super Bots Experience (sobre bots, assistentes de voz e inteligência artificial), MobiShop (sobre comércio móvel e pagamentos móveis), Mobi-ID (sobre identificação e autenticação digitais) e Fórum de Operadoras Alternativas (sobre novas redes sem fio). O calendário de eventos está disponível aqui.

Mobile Time é também o responsável pelo Prêmio Tela Viva Móvel, principal premiação do mercado de conteúdo e serviços móveis do Brasil, realizado todo ano, desde 2009.

Pesquisas

Mobile Time realiza pesquisas recorrentes para acompanhar o comportamento do brasileiro no uso da tecnologia móvel. O projeto conta com a parceria com a Opinion Box, empresa especializada em pesquisas online. No momento são feitas pesquisas sobre uso de apps; comércio móvel; mensageria móvel; uso de smartphones por crianças; e roubo de celulares. Todas as pesquisas têm validade estatística, com cerca de 2 mil pessoas entrevistadas a cada edição.

Há também uma pesquisa especial sobre o ecossistema brasileiro de bots, esta produzida exclusivamente por Mobile Time, usando como base as informações fornecidas por empresas, respondendo a um questionário online.

Todas as pesquisas são disponibilizadas para download gratuito, no formato de um relatório em PDF. As pesquisas estão disponíveis aqui.

História

Fernando Paiva, editor do Mobile Time

Mobile Time nasceu em setembro de 2011, dentro do antigo grupo editorial Converge Comunicações, como um desdobramento da Teletime, à época uma revista e site especializados no setor de telecomunicações em geral. Desde o seu surgimento até hoje é editado por Fernando Paiva, jornalista que desde 2001 acompanha o mercado de telecomunicações e, particularmente, o segmento de telefonia móvel, com destaque para a área de conteúdo móvel.

Mobile Time hoje é um veículo independente, não fazendo mais parte da Converge Comunicações. Mas mantemos uma parceria com Teletime e TI Inside, veículos oriundos do mesmo grupo editorial, para compartilhamento de conteúdo.