O Bonuz (Android, iOS), aplicativo brasileiro que reúne programas de fidelidade de várias redes de restaurantes, está próximo de atingir a marca de 100 mil usuários ativos por mês (MAUs, na sigla em inglês). Atualmente são 95 mil sobre um total de 310 mil usuários cadastrados.

A base de usuários vem crescendo rapidamente, junto com a quantidade de redes parceiras. Um ano atrás eram apenas quatro marcas e 450 lojas, e o app registrava cerca de 25 mil MAUs. Agora já são 15 redes, que somam cerca de 1,5 mil lojas. As marcas que usam o Bonuz são: Billy The Grill, Camarão & Cia, CrepeLocks, DNA Natural, Domino's, Fry´s, Koni Store, Mariposa, Megamatte, Pizza Hut, Spoleto, Subway, T-Bone, Vizinhando e Yoggi.

Através do aplicativo do Bonuz o consumidor envia o cupom fiscal da loja e ganha um selo por cada refeição feita (desde que tenha consumido um valor mínimo estipulado pela marca). Com seis selos, tem direito a um brinde, resgatado em qualquer filial da rede a partir da apresentação de um código exibido na tela do celular. As cartelas de selos são separadas, uma para cada rede de restaurantes. Eventualmente são oferecidos "mimos", como são chamados brindes avulsos, para atrair o consumidor para dentro de uma loja. A cada cupom enviado, o app aproveita para perguntar ao cliente como foi a sua experiência na loja, com uma nota de uma a cinco estrelas. O Bonuz registra atualmente 250 mil interações por mês, entre envio de cupons e resgates de prêmios e mimos. Um ano atrás a média girava em torno de 60 mil.

De acordo com uma pesquisa feita pela empresa, o tíquete médio dos usuários do Bonuz nos restaurantes parceiros é 35% maior que a média geral. 90% dos usuários visitam suas redes preferidas mais de duas vezes por mês. E 65% relatam ter passado a frequentar uma rede por causa do Bonuz.

"Somos vistos como um programa anticrise. É seis vezes mais barato reter um cliente do que atrair um novo. As redes estão focando na base de consumidores que têm hoje", comenta Márvio Alencar, cofundador e diretor do Bonuz.

A empresa cobra da marca um valor fixo por mês que varia de acordo com o tamanho da rede. O franqueado, por sua vez, paga um outro valor por utilização.

BI

Recentemente, a Bonuz vem testando com cerca de 200 franqueados um aplicativo de inteligência de negócios, o Companion, no qual é possível acompanhar em tempo real todos os dados coletados pelo programa de fidelidade. O gestor de cada marca pode monitorar os dados agregados de toda a sua rede, ou separados por loja. E o gerente de cada filial vê os resultados da sua loja. Dá para acompanhar a quantidade de clientes que usam o Bonuz por loja; listar os mais frequentes ou mais engajados; ver a quantidade de cupons recebidos. a quantidade de recompensas trocada; e a satisfação do cliente em tempo real, com base nas notas dadas a cada visita aos restaurantes etc. Em breve a Bonuz comunicará a toda a sua rede sobre a disponibilidade desse app. Não será cobrada nenhuma taxa extra pelo seu uso.

Forum Mobile+

Michel Jager, sócio-fundador e diretor da marca Koni, do Grupo Trigo, uma das primeiras redes a adotar o Bonuz, falará sobre o tema em painel sobre o uso de tecnologias móveis no varejo físico, durante a 9ª edição do Forum Mobile+, evento que acontecerá nos dias 4 e 5 de outubro, em São Paulo, no auditório do WTC. Para o mesmo painel estão confirmadas as participações de Luiz Marcelo Correia, diretor para a América Latina de experiência digital do consumidor do McDonald´s, e Igor Marchesini, diretor geral da SumUp no Brasil.

No mesmo dia, o Forum Mobile+ contará com painéis sobre apps de sharing economy e sobre a estratégia das operadoras celulares em mobile marketing, além da divulgação em primeira mão dos resultados da nova edição da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box – Comércio Móvel no Brasil. E o segundo dia será voltado para serviços financeiros móveis e contará com painéis sobre fintechs no Brasil; a estratégia dos bancos em mobile; e novos meios de autenticação pelo celular. Entre os palestrantes confirmados há CEOs e diretores de empresas e entidades como Banco do Brasil, Oi, Vivo, TIM, Banco Neon, GuiaBolso, GSMA, Easy Taxi, Blablacar, eSEC, entre outras. A programação atualizada está disponível no site do evento: www.forummobile.com.br

O Forum Mobile+ é organizado pela Converge Comunicações e promovido por seus veículos MOBILE TIME, TELETIME e TI INSIDE. As inscrições podem ser feitas no site do evento ou pelos telefones 0800-77-15-028 e 11-3138-4619 (entre 10h e 18h). Até o dia 12 de agosto, os preços estão com desconto