Especialistas apontam que 12 entre 16 fechaduras Bluetooth existentes podem ser hackeadas. O pesquisador Anthony Rose revelou ao site Tom´s Guide que conseguiu abrir remotamente 12 diferentes maçanetas digitais – incluindo de empresas como Quicklock, iBlulock, Platraco, Ceomate, Elecycle, Vians, Okidokey e Mesh Motion.

O trabalho de pesquisa de Rose feito com seu colega Ben Ramsey foi apresentado no último fim de semana durante a conferência de segurança digital DEF CON 24, nos Estados Unidos. Eles revelaram que descobriram diversos modos de conseguir abrir as fechaduras e que procuraram os 12 fabricantes, mas apenas um respondeu, dizendo que não ia resolver o problema.

Os modelos da August e da Kwikset foram os únicos a passar no teste. Os outros fabricantes falharam em proteger a senha do usuário, criptografar o acesso e criar proteção de duplo fator de verificação. Como sugestão de proteção, os pesquisadores aconselham aos usuários que possuem esse tipo de tranca – vendida em média por US$ 100 – que desliguem o Bluetooth de seus dispositivos quando não estiverem usando.