A seguradora Liberty Seguros realizou um estudo inédito para apontar as principais atitudes perigosas no trânsito feitas por seus clientes motoristas brasileiros. Para o mapeamento, a empresa utilizou a tecnologia de telemetria, recurso presente no aplicativo Direção em Conta, que completa um ano de existência em junho.

O app avalia a forma de dirigir do motorista para saber como cada um conduz, mas também para gerar descontos individualizados nos seguros auto da Liberty Seguros. O mapeamento ocorre mesmo quando o aparelho encontra-se bloqueado, para aumentar a precisão das informações.

De acordo com os dados, a frenagem excessiva ou brusca é a atitude perigosa mais cometida. Ela ocorreu em 51% das viagens. Já em 21% dos trajetos os condutores aceleraram seus veículos de forma excessiva.

A pesquisa também mostrou que em 15% do total de viagens os motoristas usaram o celular enquanto dirigiam.

O uso do celular durante a direção é a terceira maior causa de mortes no trânsito no Brasil, de acordo com pesquisa realizada no fim do ano passado pela Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet). São 150 vítimas por dia ou 54 mil por ano, segundo a associação.

Metodologia

A análise foi realizada todos os dias da semana entre 7h e 10h da manhã e avaliou condução de cinco mil usuários e mais de 10 mil viagens.