A Apple lançou nesta segunda-feira, 9, a atualização 11.4.1 do iOS. A pequena inovação do sistema operacional contém o recurso de segurança chamado Modo restrito USB, uma proteção contra dispositivos USB usados pela polícia e empresas privadas que se conectam com o Lightning para quebrar a senha de um iPhone e, com isso, escapam das proteções de criptografia da empresa californiana.

Ao atualizar, é preciso acessar Ajustes, clicar em Touch ID e Código, digitar a senha, e, em Permitir acesso quando bloqueado, aparecerá uma nova opção, Acessórios USB. Ao habilitá-lo, o iOS não irá permitir que acessórios USB se conectem ao dispositivo (iPhone ou iPad) depois que ele fique bloqueado por mais de uma hora. Isso impede o uso de ferramentas como o GrayKey, usada pela polícia para desbloquear dispositivos da Apple.

A atualização pode causar mais dor de cabeça à empresa, já que a iniciativa pode ser vista como uma “afronta” à polícia. “Estamos constantemente reforçando as proteções de segurança em todos os produtos da Apple para ajudar os clientes a se defenderem contra hackers, ladrões de identidade e intrusos em seus dados pessoais”, disse a Apple em um comunicado sobre o recurso. “Temos o maior respeito pela aplicação da lei e não projetamos nossas melhorias de segurança para frustrar seus esforços para realizar seu trabalho.”

Entenda o caso

Em 2016, a Apple se defrontou com o FBI por conta de um iPhone de um suspeito ligado ao tiroteio em San Bernardino. A empresa se recusou a criar um software personalizado que permitiria a agência contornar as medidas de segurança projetadas para proteger os dados criptografados em todos os produtos iOS, temendo que tal “backdoor” caísse em mãos maliciosas e tornasse milhões de consumidores vulneráveis. O FBI desistiu de seu caso contra a Apple em março de 2017, depois de revelar que havia conseguido acessar informações do telefone por outros meios. Se essa exploração foi através de USB, a Apple agora encerrou as chances de invasão a um iPhone.

Além da introdução do Modo Restrito USB, o iOS 11.4.1 é, em grande parte, uma liberação de correções de erros para o recurso Localizar Meus AirPods e a sincronização com as contas do Exchange.