O desenvolvimento de aplicativos móveis corporativos que precisem se integrar a sistemas legados diversos pode ser uma dor de cabeça para as equipes de TI. Para resolver esse problema, existem as chamadas MEAP (Mobile Enterprise Application Platform), plataformas que se propõem a atuar como um middleware, entre os sistemas legados e a interface móvel. Uma delas, a francesa Convertigo, chegou recentemente ao Brasil, representada pela start-up nacional WiseOn. Trata-se de uma MEAP open source que consegue importar dados de sistemas legados, inclusive mainframes, e disponibilizá-los em interfaces móveis, como apps em Android, iOS, Windows Phone e Symbian. A ideia é fazer isso sem requerer nenhuma reprogramação dos sistemas legados.

"Em vez de produzir o app do zero, toda a lógica já vem mastigada pelos sistemas que estão por trás. Você só se preocupa com a interface. A conectividade é muito facilitada pela plataforma. Levamos para dentro da empresa uma fábrica de aplicativos móveis", descreve Ivan Clever, um dos sócios da WiseOn. Com a Convertigo, é possível criar rapidamente apps diversos, para plataformas móveis diferentes, e que se comunicam com sistemas legados variados. Segundo Clever, se o cliente corporativo precisa de pelo menos três apps para três plataformas móveis diferentes e que coletem dados de pelo menos três sistemas legados diferentes, vale mais a pena contratar uma MEAP, como a Converigo, do que fazer separadamente cada um.

O público-alvo são bancos, seguradoras, transportadoras e operadoras de telecom, que costuma ter múltiplos sistemas legados funcionando simultaneamente depois de passarem por aquisições e fusões. "Nosso ponto de entrada geralmente é o pessoal de negócios, cujas soluções ficam no gargalo quando chegam na plataforma de TI. Às vezes procuram uma agência de publicidade, que por sua vez procura um desenvolvedor, que acaba esbarrando na política de segurança e conectividade estabelecida pela área de TI. A MEAP é uma solução mais robusta, que se conecta de maneira não intrusiva", explica Clever.

A WiseOn está prospectando o mercado e apresentando a sua solução para bancos, órgãos governamentais e seguradoras. A empresa atua também como braço tecnológico da agência Quadra.