Pagamentos móveis10/10/2014 às 19h25

MercadoPago lança app de carteira digital

Da Redação

O MercadoPago, subsidiária de pagamentos digitais do grupo MercadoLivre, lançou esta semana seu aplicativo oficial de carteira digital, primeiramente para Android – a versão em iOS chegará em novembro. O lançamento acontece simultaneamente na Argentina, México, Colômbia e Venezuela. Há poucos dias no ar, o aplicativo já supera 10 mil downloads na Google Play.

Através do app, os usuários cadastrados no MercadoPago podem transferir dinheiro entre si, deduzindo do saldo em sua conta na plataforma, ou realizar pagamentos com seus cartões de crédito para compras em sites que usam o serviço. Até o fim do ano não haverá qualquer custo para a transferência de dinheiro entre amigos e familiares através do app.

O MercadoPago tem 109 milhões de usuários cadastrados. No ano passado, a plataforma registrou 31,5 milhões de transações, que somaram mais de US$ 2,5 bilhões. Atualmente, 7,5% do total de pagamentos realizados com o MercadoPago acontecem por meio de dispositivos móveis. A participação de celulares e tablets cresceu 70% de janeiro a junho deste ano.

Análise

Está havendo uma corrida por parte de empresas da área de pagamento digital na busca pelo lançamento de apps de carteiras móveis. PayPal já fez isso, PagSeguro também. E até empresas de mPOS seguem esse caminho: a payleven promete para o primeiro semestre do ano que vem seu app de carteira digital. Bancos não ficam atrás, vide o lançamento recente do Bradesco de um app com essa finalidade. Isso sem falar na provável chegada do Apple Pay e do Google Wallet em 2015 no Brasil e nas experiências das teles brasileiras com serivços de cartões de débito pré-pago (Zuum, Meu Dinheiro Claro e Oi Carteira). Ou seja, é um mercado aberto do qual todo mundo quer fazer parte.