A ONG "Anjos sem fronteiras" adotou uma solução com tecnologia móvel para ajudar na localização de crianças perdidas. Trata-se de uma pulseira de silicone na qual vem impresso um código alfanumérico de identificação da criança e as instruções para o adulto que encontrá-la. Basicamente, quem encontrar a criança perdida deve enviar um SMS com o código em questão para um large account da ONG. O sistema identifica qual é a criança e envia emails e mensagens de texto para os responsáveis previamente cadastrados, nas quais informa o telefone de quem digitou o código, para que possa ser contactado. A solução foi lançada no verão do ano passado e acumula mais de 430 pulseiras vendidas para todo o Brasil e 54 crianças localizadas até o momento.

As pulseiras podem ser encomendadas pelo site da ONG pelo preço de R$ 6, mais taxa de correios. O valor serve para cobrir os custos da entidade. Pelo próprio site, os pais realizam o cadastro dos seus telefones e emails de contato, assim como o nome da criança, vinculando-os ao código alfanumérico da pulseira recebida. "A ideia de usar um código e SMS surgiu para não expor nenhum dado das crianças para pessoas com más intenções", explica Rui Silva, fundador da ONG. O sistema de SMS é provido pela Zenvia.

Além de ter implementado o sistema por SMS, a ONG atua há muitos anos no Guarujá fincando bandeirões de sete metros de altura na areia para servirem de ponto de encontro para pais e crianças. Quando voluntários da ONG encontram uma criança perdida no Guarujá, cantam seu nome alto, junto com palmas, para que os responsáveis escutem e se dirijam ao bandeirão.