Em anúncio global, o Instagram apresentou nesta quinta-feira, 12, o Direct, um novo recurso de mensagens diretas com imagens no próprio aplicativo, inicialmente para iOS e Android. Segundo a empresa, comprada pelo Facebook em 2012 por US$ 1 bilhão, a ideia não é competir com o próprio Facebook Messenger ou apps como WhatsApp e WeChat, mas proporcionar uma nova forma de compartilhar fotos e vídeos para um único contato ou um grupo restrito de pessoas.

O aplicativo atualizado com o Direct já está disponível na App Store para iPhone e na Google Play. Segundo a assessoria do Facebook no Brasil, não há previsão exata de quando o recurso chegará ao Windows Phone, ficando apenas “para algum momento dos próximos meses”. O BlackBerry OS continua negligenciado pela rede social.

Em coletiva em São Paulo, a gerente de comunidades do Instagram, Bailey Richardson, afirmou que considera que não haverá canibalização com o Facebook. “Acho que os produtos são bem diferentes, embora eu os utilize de forma igual”, afirmou. Segundo ela, a ideia é poder compartilhar momentos de maneira mais fácil do que apenas com texto. “O foco é que muita gente vê algo e pensa em outra pessoa, e aí compartilha. É a habilidade de conectar naquela forma (via a imagem)”, explica.

Ao contrário do Twitter, não é preciso seguir alguém para trocar mensagens: o recurso permite o envio das DMs para quem quiser, embora seja necessária a aprovação da pessoa que recebeu. Se quiser seguir o outro usuário, continua sendo necessário ir ao perfil e solicitar a permissão. Para prevenir spam, há também uma equipe que avalia as práticas e monitora o mau comportamento.

O Direct permite também a conversa para até 15 pessoas e mostra, em tempo real, quem curtiu e quem postou um comentário. Entretanto, não é possível responder com outras imagens nessa conversa em grupo.

Números

Durante a apresentação da novidade, o Instagram divulgou alguns números do aplicativo. São 150 milhões de usuários e o Brasil está entre os cinco maiores mercados. Por dia são compartilhadas 16 bilhões de fotos, com 1,2 bilhão de “curtidas”. Quando implantou a função de postagem de vídeos em junho, a rede social registrou 5 milhões de vídeos nas primeiras 24 horas.  

Os momentos mais registrados entre os brasileiros no Instagram em 2013 foram a visita do Papa Francisco ao Brasil, a Copa das Confederações, a Fórmula 1 e os protestos nas ruas. Para 2014, a empresa pretende “reforçar a presença entre os brasileiros”, expandindo as operações no País e contratando funcionários.