A Nokia anunciou uma revisão estratégica da sua unidade de saúde digital nesta quinta-feira, 18, a Nokia Health. De acordo com a Reuters, a reestruturação da área de e-health resultará na demissão de até 425 empregos em seu país sede, a Finlândia, este ano. Atualmente 102,8 mil pessoas trabalham na Nokia pelo mundo e 6,3 mil em território finlandês.

O corte faz parte do plano de redução de gastos de 1,2 bilhão de euros anunciado após a aquisição da Alcatel-Lucent. Esta é a segunda cisão na divisão Nokia Technologies. A primeira parte foi a saída da empresa do negócio de realidade virtual, no final de 2017.

Em nota divulgada à imprensa, a companhia informa que a análise sobre a unidade de negócios “pode ou não” resultar em transações ou outras mudanças. Ou seja, é possível que a Nokia esteja procurando compradores para a Nokia Health. Outras divisões que fazem parte da Nokia Technologies (patentes, marcas e licenciamento) não serão afetadas nesta revisão do negócio.

A área de saúde da Nokia teve seu grande salto em 2016 com a compra da francesa Withings, uma firma de e-health que possuía diversos wearables para o gênero, como rastreadores e termômetros. O valor do negócio foi de 170 milhões de euros, mas depois teve um ágio registrado de 140 milhões no quarto trimestre de 2017.