Há dois anos, 51 gerentes de negócios da fabricante de macarrão instantâneo Nissin-Ajinomoto percorrem o Brasil e o Paraguai realizando pesquisas em pontos de venda com um iPhone 4S. Nesse período, realizaram mais de 85 mil visitas e cadastraram 32 mil estabelecimentos comerciais, o que corresponde a 20% do total de 160 mil que comercializam seus produtos – hipermercados e outras grandes redes varejistas são visitados mais de uma vez por semana, enquanto muitas pequenas lojas no interior do Brasil ainda não foram visitadas. A distribuição dos produtos é terceirizada.

No smartphone, os gerentes de negócio contam com um aplicativo de pesquisa de ponto de venda desenvolvido pela uMov.me. Nele, inserem informações como preço dos produtos da marca e dos concorrentes, posicionamento na prateleira, presença de material de merchandising etc. As visitas são feitas de terça até sexta-feira de manhã. Os dados são transferidos pela rede 3G em tempo real e acompanhados pela gerência administrativa de vendas da Nissin-Ajinomoto, em São Paulo. Na sexta-feira à tarde acontece uma reunião com os distribuidores regionais para definir ajustes na estratégia.

"Essa solução nos conferiu mais agilidade na tomada de decisões. Recebo as informações em tempo real. Assim, geramos estatísticas melhores, que se somam à nossa plataforma de BI", explica José Antônio da Silva, analista administrativo da empresa. Antes da adoção de smartphones para a pesquisa, os gerentes de negócio preenchiam formulários em papel durante as visitas e passavam os dados para o Excell à noite, de casa. "Tivemos um ganho de eficiência, sem dúvida, mas é difícil mensurá-lo", comenta Silva.

A Nissin-Ajinomoto agora estuda a possibilidade de adoção de uma solução móvel para suas equipes de inspeção de fornecedores e distribuidores.