O Flipagram (Android, iOS), aplicativo que funciona como uma rede social para produção e publicação de vídeos de curta duração a partir de fotos tiradas pelo usuário, fechou acordos globais de licenciamento de músicas com diversas gravadoras, selos e editoras, dentre os quais Sony, Universal e Warner. Com isso, seus mais de 33 milhões de usuários ao redor do mundo poderão usar livremente até 30 segundos de faixas de artistas dos catálogos dessas gravadoras como trilha sonora em seus vídeos editados dentro do Flipagram, que, por sua vez, podem ser compartilhados no próprio app ou em outras redes sociais, como Facebook, Twitter e Instagram. "Levamos um ano e um quarto para negociar esse acordo. O Spotify levou dois anos para negociar um acordo só para a sua entrada nos EUA", compara Farhad Mohit, fundador e CEO do Flipagram, em teleconferência com jornalistas brasileiros.

Agora, os usuários do app têm acesso ao preview de dezenas de milhões de faixas, todas disponíveis na nuvem, para escolherem como trilha sonora. O app permite também que depois a faixa completa seja comprada no iTunes ou escutada em streaming pelo Spotify. É provável que o Flipagram tenha acordos de compartilhamento de receita com esses serviços de música, mas Mohit prefere não comentar sobre o tema. O executivo, contudo, garante que não são acordos exclusivos e que o Flipagram quer se integrar a outros serviços de música, como Deezer e Rdio.

Artistas

Paralelamente, o Flipagram está se esforçando para atrair artistas e outras celebridades para dentro da sua rede social. Cerca de uma centena já estão lá e tiveram seus perfis verificados, dentre os quais a cantora Britney Spears e a banda One Direction. A plataforma está se revelando um ambiente propício para o relacionamento entre artistas e seus fãs. Alguns cantores publicam em suas contas cenas de bastidores de shows. Outros estimulam a produção de conteúdo pelos fãs com suas músicas como trilha sonora. A banda One Direction, por exemplo, conseguiu que fossem criados 5 milhões de clipes diferentes para uma mesma música sua dentro do Flipagram. Os vídeos de fãs curtidos pelo próprio artista são marcados dentro da rede social: é como se ganhassem o seu autógrafo, o que estimula outros fãs a produzirem conteúdo. É possível ver também todos os vídeos criados para cada música.

A partir de agosto o app vai promover um artista por mês: o primeiro será o Pitbull, que através da sua conta publicará vídeos de seu novo álbum e estimulará seus fãs a criarem conteúdo.