A MC1 e a MobilePeople, duas das principais empresas brasileiras especializadas em mobilidade corporativa, anunciaram a sua fusão. A operação financeira se dá após um aporte na MC1 realizado pelo Treecorp, fundo de investimento que controla a MobilePeople. As duas empresas juntas têm atuação em 17 países e escritórios no Brasil, EUA e Venezuela. A carteira de clientes somada tem mais de 60 empresas e inclui nomes como Pão de Açúcar, Coca-cola, Telefônica/Vivo, BRF, Nestlé, Mondelez, Danone, dentre outras. A receita conjunta prevista para 2014 é de R$ 55 milhões e a projeção é chegar a R$ 100 milhões em 2016.

Após a fusão, a marca a ser mantida no mercado será a da MC1. Cesar Bertini, atual CEO da MC1, seguirá no comando. E o diretor geral da MobilePeople, João Moretti, passará a ser o diretor de novos negócios da MC1.

Análise

A união entre MC1 e MobilePeople é a primeira grande fusão no segmento de mobilidade corporativa no Brasil e pode marcar o nascimento de um player nacional com força para brigar por espaço no exterior. O outro grande player nessa área de origem brasileira, mas que hoje é controlado por capital norte-americano, é a Spring Wireless.

MC1 e MobilePeople se complementam. A MC1 é particularmente forte em soluções de automação de força de vendas, enquanto a MobilePeople é por soluções de mobilidade para gerenciamento de ordens de serviço, tendo como principal case a equipe de instalação de fibra óptica da Telefônica/Vivo em São Paulo.